quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CLASSE DE JUVENIS LIÇÃO 10

CONTRA O FRUTO NÃO HÁ LEI

Texto Bíblico:

João 15.1-8

Professor, explique aos alunos que o plano de Deus para os homens é que sejam cristãos frutíferos, não apenas no sentido de atividade constante, desempenho, encargo e responsabilidade, mas primeiramente em testemunho vivo de uma vida santa, refletindo a Luz de Cristo.

Há uam multidão de incrédulos cuja única “Bíblia” que lê é a vida do crente. E se essa vida for de um mau testemunho, cumpre-se em tal pessoa o que Jesus disse em Mateus 6.23: “Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grande serão trevas!” Deus quer que manifestemos as características de Cristo em nossa vida diária, da mesma forma que um ramo manifesta as características da videira à qual está ligada. Ele possibilita esta condição dando-nos o Espírito Santo, que no crente habita, para nele produzir as características que, em Gálatas 5.22, são chamadas o fruto do Espírito.

Boa ideia

Você vai precisar de cartolina dupla face nas cores vermelho e branco, cola branca, tesoura.

Antecipadamente recorte quadrados de 12x12 na cartolina branca, na cartolina vermelha recorte as consoantes V e F. Depois cole as consoantes nos quadrados, uma em cada lado.

Divida a classe em grupos e escolha um dentre eles para ser o líder. O cartão deverá ficar com o líder. Explique que, à medida que as afirmativas forem ditas, eles devem levantar a placa, dizendo se ela é verdadeira ou falsa, se for falsa eles, refazer a afirmativa de forma que ela torne-se verdadeira. Entregue o prêmio (a caixade bombom) a equipe vencedora.

Sugestões de frases:

1 – Os Frutos do Espírito estão descritos em Gálatas. (Falso) O Fruto do Espírito.

2 – Mansidão é o mesmo que serenidade, brandura nas palavras e na voz. (Verdadeiro).

3 – Paz é ausência de guerra. (Falso) A paz é uma qualidade íntima que nasce de um relacionamento correto com Deus.

4 – Temperamento é o mesmo que caráter. (Falso) O temperamento é inato, já nascemos com ele. O caráter nós construímos ao longo da vida)

5 – O amor ágape é o amor de Deus pela humanidade. (Verdadeiro).

6 – Phileo é o amor familiar. (Falso) É o amor fraternal, amizade.

7 – Paciência é uma virtude que faz parte do Fruto do Espírito. (Verdadeiro).

Texto adaptado do Livro O Fruto do Espírito, A Plenitude de Cristo na Vida do Crente. Rio de Janeiro,CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com