terça-feira, 27 de outubro de 2009

ATÉ O MAR LHE OBEDECE - LIÇÃO DO JARDIM DE INFÂNCIA


Texto Bíblico: Mateus 8.23-27

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Jesus tem poder para salvá-la do perigo.

A palavra-chave deste domingo é “Poder”. No decorrer da aula diga: “Jesus tem poder”.

Ensine aos pequenos a confiarem em Jesus.

II - Saiba Mais

Envolvimento ativo, as crianças aprendem melhor fazendo – usando os cinco sentidos. Aprender requer o envolvimento ativo na lição. As crianças envolvidas em fazer suas próprias descobertas experimentam maior retenção. A participação conduz a mudanças de atitude que, por sua vez, motivam os alunos a aplicar a Bíblia em sua vida.

Texto extraído do livro:

GANGEL, Kenneth - Manual do Ensino para o Educador Cristão, CPAD.

III - Conversando com o professor

Depois do atraso causado pela conversa com os dois homens, Jesus entrou em um barco com os seus discípulos. Este era provavelmente o pequeno barco de pesca de Pedro. Quando eles estavam cruzando o lago, se levantou uma tempestade. Enquanto o barco era coberto pelas ondas, Jesus estava dormindo. Ele estava tão cansado que a tempestade não o despertou.

Muito assustados, os discípulos o despertaram com o grito: Senhor, salva-nos, que perecemos. Ele primeiro os repreendeu por temerem e então repreendeu o vento e o mar. O resultado foi uma grande bonança. Não é de surpreender que aqueles homens tenham se maravilhado. Em seus anos de pescaria no lago eles já tinham passado por muitas tempestades graves, mas nunca por uma que tivesse sido subitamente acalmada pela ordem de uma pessoa. A reação deles ainda hoje é pertinente: Que homem é este! Como um mero homem Ele seria completamente inexplicável. Esse é o Senhor que servimos, tem poder para solucionar qualquer tempestade que nos sobrevier.

Texto extraído do livro: Comentário Bíblico Beacon, CPAD

IV – Sugestão

Você vai precisar de cartolina, retalhos de tecido e caneta hidrográfica.

Desenhe barcos na cartolina, um para cada aluno. Entregue-os para as crianças e peça a elas para colarem o tecido na vela.

Escreva o versículo no barquinho. Leia o versículo e peça que as crianças o repitam.

Um comentário:

  1. Parabéns queirdos irmãos pelo excelente material! Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com