I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Jesus é a água da vida.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “ÁGUA”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Jesus é a água da vida”.
• Disponha várias atividades de aprendizagem à escolha.
• Coloque todos os materiais e equipamentos no nível do alcance delas.
• Não faça o que a criança pode fazer.
• Faça perguntas, direcione a conversa para ajudar a criança a fazer as coisas sozinhas.
Uma criança precisa do reconhecimento do seu valor
• Fale com a criança diretamente, à altura do olhar dela.
• Não dê apelidos a criança.
• Seja educado com cada criança (‘por favor’; ‘obrigado’).
• Lide com um problema de mau comportamento em particular, e nunca na frente do grupo inteiro.
• Estimule as relações adequadas entre professor e aluno para garantir o passa tempo com cada criança.
Ao satisfazer essas necessidades, os professores e pais não apenas falam sobre a Palavra de Deus, mas também servem de modelo do que ela diz, e ser exemplo é método muito importante para ensinar às crianças a verdade de Deus.
Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD
IV - Atividade Manual
Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 65.
Caso sobre algum tempo para mais uma atividade, sugira que as crianças encenem a história bíblica.
II - Para refletir
• “O que Jesus quis dizer com ‘água viva’? No Antigo Testamento, muitos textos comparam a sede de Deus à sede de águas (Sl 42.1; Is 55.1; Jr 2.13). Deus é conhecido como a Fonte da vida (Sl 36.9) e a Fonte de água viva (Jr 17.13). Ao dizer que poderia dar a água viva que sacia para sempre a sede de uma pessoa em relação a Deus, Jesus afirmou ser o Messias. Somente Ele é capaz de satisfazer o desejo da alma de alguém”
Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD
• Professor, “a criança do maternal, em especial a de três anos, começa a ter consciência de si como indivíduo, ao mesmo tempo em que percebe fazer parte de um grupo. Isto a faz alternar atitudes de egoísmo e de cooperação, de independência, tanto dentro de casa como na classe de Escola Dominical” (Marta Doreto).
III - Regras Práticas para os Professores
Como Deus projetou a criança?
O ministério com crianças demanda um entendimento das necessidades por faixa etária. Precisamos considerar as necessidades das crianças quando ensinamos a Palavra de Deus.
Uma criança precisa de disciplina (autocontrole)
• Seja realista e coerente nas expectativas em classe ou no lar.
• Elogie e incentive com coerência e especificidade.
• Seja o modelo do comportamento que você espera de suas crianças.
• Permita que as crianças experimentem as consequências lógicas do mau comportamento (as consequências devem estar de acordo com o mau comportamento.
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