Texto Bíblico: João 4.1-30,39-42
Com o intuito de auxiliá-lo no conhecimento de seus alunos, estamos apresentando um quadro contendo as características dos alunos desta faixa etária.
CRIANÇAS DE SEIS A OITO ANOS | |
Características Físicas | Necessidades |
A energia e vitalidade flutuam. Tendem a se exceder. | Guarde-se contra exageros. Programa equilibrado. Oportunidade para o excesso de energia e agitação ter uma válvula de escape. |
Características Mentais | Necessidades |
Ampliando experiências. Aumentando habilidades e precisão. Desenvolvendo o poder de argumentar. | Forneça experiências diversas. Confronte e defenda questões. Exercite o poder da argumentação na solução dos problemas delas. |
Características Sociais | Necessidades |
Imitantes e inventivas. Gostam de arte dramática | Represente situações. Imite as grandes personagens da Bíblia e suas características. Escreva letra e música para corinhos. Adapte Escritura à música. |
Características Emocionais e Espirituais | Necessidades |
Preocupadas com o certo e o errado. As diferenças são preto e branco | Aplique a Bíblia a situações da vida real para ajudar nas tomadas de decisão. Fidelidade ao expor o erro. Recompense o direito. Dureza com o erro. |
Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, p125-127.
Deus o abençoe!
Fonte CPAD
Ao professor(a)
Vale aqui lembrar das palavras da professora Jaciara;
Ore ao Senhor, peça direção, sabedoria para lidar com os diferentes tipos de temperamentos e personalidades que você tem em sua classe, e com certeza Deus te auxiliará. Ele é o maior interessado em que as vidas destes pequenos sejam moldados pela Sua Palavra.
Nos dias que estamos vivendo, considerados os finais da Igreja da terra, o mal tem avançado grandemente, e de uma forma estratégica a envolver a todos. Estamos vendo as crianças serem moldadas na sociedade sem nenhuma perspectiva de seguirem o bem quando forem adultas, ate mesmo entre as famílias evangélicas, isto pela negligencia de alguns pais que não dão importância a criarem seus filhos no temor de Deus.
Alguns crerem que apenas levarem as crianças a igreja é o suficiente, não dão importância ao ensino, porem o resultado disto é uma grande porcentagem de adolescentes e jovens que saem da igreja para viverem no mundo.
Infelizmente as cadeias e presídios estão cheias de “Joãos, Mateus, Lucas e de Tiagos” todos filhos de crentes , que um dia foram crianças e iam a igreja.
Por isso professor, se esforce e creia que seu trabalho não é em vão, que muitas dessas crianças a qual você leciona pode ter a sua historia mudada. Certamente muitos tem dificuldades em ensinar crianças, mas isto é somente quanto a ter a atenção deles, pois a recepção ao ensino é bem maior do que a dos adultos. As crianças são como massinhas de modelar, repito ore a Deus peça direção e lhe aperfeiçoar no seu trabalho.
Fazendo isto lhe acontecera o mesmo que Cristo, após todo o seu sofrimento, a sua alma se alegrou pelo trabalho que havia realizado, pois via eu e você salvos na presença de Deus.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. (Is 53.11)
Boa aula!
Texto bíblico João 4.1-30,39-42
Objetivos:
Explicar que todo ser humano tem sede da Água da vida, que é Jesus, isto de forma didática, adequada a compreensão dos pequenos.
Explorando a Bíblia
O texto bíblico utilizado na lição de hoje, é muito extenso, por isso não descreverei aqui, trata-se da passagem da mulher samaritana.
Passagem esta que podemos extrair muitas lições praticas, porem o entendimento dos pequenos é limitado, assim sendo, basta levá-los a compreender que Jesus é de fato o amigo dos sedentos:
Inicie a aula perguntado: O que é sede ?
Porque eles sentem sede? Deixe eles responderem;
Após explique, a necessidade que nosso corpo tem de beber água, para não ficar desidratado.
Em seguida faça a aplicação espiritual da palavra sede, que temos sede por muitas coisas, de um exemplo apropriado as crianças. (sede por novos brinquedos, etc)
Prossiga agora contando a historia da mulher samaritana. Da qual podemos extrair alguns pontos importantes:
- Uma mulher vai ao poço buscar água
- Jesus ia para a Galileia, porem precisava passar por Samaria, demonstrando que ele tinha interesse em encontrar aquela mulher.
- Ele lhe pede água, ela se surpreendi, porque os judeus não falavam com os samaritanos,
Explique o porque! Demonstre que Jesus não faz acepção de pessoas, ama a todos. - O Senhor lhe fala da água da vida.
- Ela pensa que é água comum, e pergunta aonde tem essa água,
- O Senhor lhe diz que quem bebe da água comum volta a ter sede, mas da água que ele lhe de nunca mais terá sede.
Explique aos pequenos, que Jesus estava falando de saciar outro tipo de sede. A sede de alegria, de felicidade, de paz, a nossa sede de Deus.
Como afirmei acima, esta pequena porção da passagem é o suficiente para as crianças, a aplicação maior é que Jesus se preocupa conosco, e deseja nos dar dessa água espiritual, para nunca mais termos sede.
Fonte ebdnet.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.