quinta-feira, 29 de abril de 2010

TRABALHADORES NA CASA DE DEUS - LIÇÃO 05 JARDIM DA INFÂNCIA


Texto Bíblico: Êxodo 28.2;1; 1Crônicas 24.3-19


I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que devemos servir a Deus com dedicação.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “TRABALHADOR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Deus escolheu vocês para serem da sua Casa.”


II - Para refletir


Separação e comunhão

• “Deus estava ensinando ao seu povo como adorá-Lo. Assim, Ele precisava de ministros que supervisionassem as tarefas do Tabernáculo e ajudassem as pessoas a manter seu relacionamento com Deus. Estes homens eram chamados de sacerdotes e levitas e tinham de pertencer à tribo de Levi.
O sacerdote não apenas pertencia à tribo de Levi como também era descendente de Arão, o primeiro sumo sacerdote de Israel. Com mais responsabilidades que os levitas, os sacerdotes realizavam os sacrifícios diários, mantinham o Tabernáculo e aconselhavam as pessoas a seguir a Deus. Eram representantes do povo diante de Deus e precisavam fazer jus ao seu cargo”.

Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD

• Professor, as crianças do jardim precisam ver o amor incondicional de Deus exemplificado por líderes, professores e pais que denotem cuidado e incentivo. Um ambiente de amor e aceitação estabelece o clima para o ensino”

Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD


III - Regras Práticas para os Professores


Professor, observe as metas e objetivos da classe de Jardim


Deus

1.
Ele é forte e confiável.
2.
Ele é santo.
3.
Ele é o Pai que perdoa.
4.
Eu posso orar a Ele.
5.
Ele cuida de mim.

Jesus

1.
Ele é Deus, Jesus e Cristo — a mesma Pessoa.
2.
Ele é o Salvador pessoal.
3.
Ele é o exemplo das crianças.
4.
Devo confiar nEle nos assuntos diários da vida.

Nossa Igreja

1.
É uma família na qual tenho responsabilidades.
2.
Tem padrões que quero aprender.
3.
Tem rituais que deve entender.

Minha Vida

1.
Buscando a ajuda de Deus para a solução dos meus problemas.
2.
Interpretando a vida em termos da vontade e da Palavra de Deus.
3.
Uma atitude de tristeza pelo pecado.

Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD
IV - Atividade

Professor, “
distribua instrumentos musicais infantis e sugira que as crianças brinquem de “levitas cantores”. Três voluntários poderão fazer os papéis de Asafe, Hemã e Jedutum, dirigindo o louvor” (Marta Doreto).

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com