I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Jesus é poderoso para ressuscitar os mortos.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “RESSUSCITAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Jesus tem poder para ressuscitar os mortos”.
II - Para refletir
• “A crise de Jairo deixou-o confuso, temeroso e sem esperança. As palavras de Jesus a Jairo naquele momento difícil também servem para nós: ‘Não temas, crê somente’. Na presença de Jesus há esperança e promessas. A próxima vez que sentir-se desesperançado e temeroso, procure analisar seu problema do ponto de vista de Jesus. Ele é a fonte de toda esperança e de todas as promessas”
Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD
• Professor, “os sentidos são o principal meio de aprendizagem do aluno do maternal, especialmente a visão; através da visão a criança aprende mais que pelos outros sentidos. Por isso a aula deve ser rica em visuais” (Marta Doreto).
III - Regras Práticas para os Professores
Professor, a programação eficaz para crianças deve incluir as seguintes diretrizes:
• Conversa dirigida. A conversa dirigida é informal, mas o diálogo planejado pode ocorrer durante as atividades de aprendizagem, adoração ou a qualquer hora. Este método transmite atitudes junto com o conteúdo bíblico.
• Escolhas. Permitir que as crianças escolham as atividades ajuda-as a pensar com independência, a ter motivação e a se interessar por aquela atividade de aprendizagem. Quando todas as atividades da sala de aula apontam para o mesmo alvo da Palavra de Deus, a criança pode escolher alguma atividade e ainda aprender o conteúdo bíblico, as atitudes corretas e a aplicação para a vida diária. Nem todas as crianças aprendem da mesma maneira. Algumas apreciam o desafio de uma procura no dicionário bíblico em preparação para a lição. Outras gostam de atividades manuais. Outras ainda dão se bem usando um jogo da memória para aprender o versículo para a lição. Oferecer opções permite que as crianças tenham a liberdade de aprender.
Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD
IV - Atividade Manual
Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 75.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.