sábado, 21 de agosto de 2010
DIVIDIDO ENTRE A FAMÍLIA E OS AMIGOS - LIÇÃO 08 ADOLESCENTES
OS FILHOS À RODA DA MESA
“Os filhos à roda da tua mesa”, nas horas das refeições, constituem um modelo para ser imitado pelas famílias mais ajustadas. Uma parte principal de educação é dada ao redor da mesa, no momento das refeições. Nessa ocasião, percebe-se a confiança na proteção dos pais. A família conversa sobre temas que estimulam o prazer da convivência e acaba edificando-se no amor recíproco e na fé em Deus. Os filhos se sentem acompanhados e alegres. Outrossim, vê-los ao redor da mesa e juntos a orar e agradecer a Deus pelo alimento é um momento de prazer para os pais. Eles se sentem satisfeitos por ver seus filhos como rebentos de oliveira, verdes, mas corretos no seu comportamento, demonstrando a boa educação recebida no lar e inspirando esperança de uma geração próspera e feliz. Que Deus nos ajude a conseguir alcançar esse alvo!
Texto extraído: ...E Fez Deus a Família, o padrão divino para um lar feliz. Rio de Janeiro, CPAD.
ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL
Fonte:ensinodominical.wordpress.comOs missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.
Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.