quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
APRENDENDO SOBRE A SALVAÇÃO - LIÇÃO 13 JARDIM DA INFÂNCIA
De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Jesus é o único que pode nos salvar e venha tomar a decisão de recebê-lo como Salvador.
• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “SALVAÇÃO”. Durante o decorrer da aula diga: Só Jesus é o Salvador.
Para refletir
• Chegamos ao final de mais um trimestre. Todo encerramento de trimestre é uma ótima ocasião para avaliar a classe e o professor. As metas que você traçou foram alcançadas? Você percebe que seus alunos manifestam um comportamento que reflete os ensinamentos estudados? Houve um crescimento espiritual tanto de sua parte como deles?
Essas e outras perguntas devem sempre ser feitas pelo professor, pois quem dá aula na Escola Dominical deve se conscientizar de que ela tem três grandes alvos: “ganhar almas para Jesus, desenvolver a espiritualidade dos alunos e o caráter cristão, e treinar o crente para o serviço do Mestre.
Você acredita que atingiu algum desses objetivos? Bem, esse deve ser um momento de reflexão com o objetivo de buscar um aperfeiçoamento, a fim de que a obra do Senhor seja realizada com mais eficácia e o Reino dEle cresça.
Regras Práticas para os Professores
Salvação
A criança é um modelo para nós quando falamos sobre entrar no Reino de Deus, pois assim nos disse Jesus: “Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele” (Mc 10.15). Deus pode trabalhar no coração das crianças. Os assuntos espirituais não requerem um alto nível de habilidades cognitivas, ou grandes conhecimentos, ou qualquer outra coisa que os adultos tenham e as crianças ainda não tenham. Os assuntos espirituais são espirituais.
O melhor método a ser usado na evangelização da criança do jardim é:
Paciência ao ensinar sobre a salvação — muitos momentos e formas variadas; e 2) aguardar que cada criança venha a você individualmente, para o seu momento particular de decisão. Se forem criados em lares cristãos, freqüentemente, procurarão por seus pais e não pelos professores, e assim deve ser. Não queremos privar os pais da alegria de conduzir seus filhos a Cristo, mas o professor pode estar seguro de que aquilo que ensinou contribui para a salvação dos seus alunos.
Se o professor é o único a conversar sobre os assuntos espirituais com a criança, quando necessitar de orientação, ela o procurará. Entretanto, este não é um fato freqüente nas turmas de jardim, pois a maioria das crianças desta idade não está pronta para a salvação. O ensino ministrado nesta época é fundamental.
Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância. Rio de Janeiro, CPAD.
Sugestões de Atividade
Talvez não fará muito sentido para aos alunos apenas dizer-lhes que esta foi a última aula do trimestre, mas certamente entenderão se você disser: “Terminamos a revista, e domingo começaremos uma nova!” Mostre a nova revista, e estimule-os a comparecerem na próxima aula. Entregue-lhes a revista concluída e o plano de freqüência para que levem para casa. Seria interessante dar um prêmio aos alunos que não tiveram falta, e algum brinde aos demais.
Desejamos a todos os professores do Jardim um Feliz Natal e um Ano Novo repleto das bênçãos do Senhor.
As imagens abaixo foram tiradas do blog pequeninos de Jesus.
Versículo do Dia:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:
ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL
Fonte:ensinodominical.wordpress.comOs missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.
Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.