terça-feira, 1 de julho de 2014

LIÇÃO 01 - DEUS ATENDE AO PEDIDO DE RAQUEL - MATERNAL 3º TRIMESTRE 2014

Palavra - chave:

Olá professores do Maternal, mais um trimestre se inicia, é hora de trocar toda a decoração da sala. Receba com com muita alegria seus alunos.

As crianças do Maternal gostam muito de cantar e devemos usar este meio para fazê-las aprender. Segue abaixo uma sugestão de um corinho para você cantar com as crianças.
Imprima a gravura do menino e da menina orando, pinte, recorte e cole em papel cartão ou cartolina com a letra da música para captar a atenção dos pequeninos.  



Deus me ouve e atende da CSPC Vol 1 nº 102.


Sei que Deus me ama e me compreende
Minha Oração eu sei que ouve e atende

Sei que Deus me ama e me compreende
Minha Oração eu sei que ouve e atende

Caso você não conheça a melodia segue vídeo para te ajudar:


Texto Bíblico: Gênesis 30.1-24

I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Deus ouve e responde as nossas orações.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “ESPERAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Podemos esperar em Deus, pois Ele responde as nossas orações”.

II - Para refletir
• “A infertilidade de Rebeca não era uma preocupação sem importância para Isaque e muito menos para ela, sobre quem tal condição impunha uma carga especialmente pesada. Naqueles dias, muita gente considerava a esterilidade uma indicação do desagrado divino. No mínimo, sua infertilidade a privava da maior ambição de toda mulher hebréia — dar à luz um filho. E, para Isaque, significava ser privado de um herdeiro.

Um interessante entendimento paralelo acha-se na frase ‘orou instantemente ao Senhor por sua mulher’. O sentido literal dessas palavras é “diretamente na frente dela”. Fica implícito que Isaque se aliou a Rebeca, na súplica por um problema que lhe era comum. Isso introduz um princípio de grande significado na oração: a concordância de mais de uma pessoa (eram só dois), em oração, aumenta grandemente a eficácia desta. Pois, ‘também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus’ (Mt 18.19)”
(Extraído de: O Espírito nos Ajuda a Orar, Robert L. Brand, CPAD)

• Professor, “por volta dos três anos ocorre a chamada ‘crise de personalidade’, onde a criança adota um ponto de vista exclusivo e unilateral: o seu. Passa a ter uma personalidade particular e constante, com uma perspectiva própria, situando os outros em relação a si mesma ”.
(Extraído de: Amor e Disciplina Para Criar Filhos Felizes, Elaine Cruz, CPAD)

III - Regras Práticas para os Professores
No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades.

1. Artes manuais. Estas atividades fornecem um modo emocionante e agradável para as crianças aprenderem a Palavra de Deus. Com este tipo de tarefa, os processos de pensamento pelos que a criança passa são mais importantes do que o produto final. Elogio e incentivos específicos são necessários ao longo destas atividades.

2. Teatro. Uma a imaginação, sentimentos e ações da criança para produzir uma experiência de aprendizagem coroada de pleno êxito. As atividades teatrais pode pôr a criança na pele de Daniel quando este estava diante da escritura na parede. Pode até levar as crianças à travessia do mar Vermelho. Tais representações excitantes tornam a Bíblia viva!

3. Comunicação oral. A maioria das crianças gosta de falar e dividir ideias e experiências. Isto ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades de memorizar a Bíblia, ouvir, resolver problemas e compartilhar necessidades e pedidos.
(Continua na próxima semana).
(Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD)

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com