sexta-feira, 4 de julho de 2014

VIVA A VIDA! - LIÇÃO 1 PRÉ-ADOLESCENTES 3º TRIMESTRE 2014


Texto Bíblico: Êxodo 1.15-14-17; Mateus 2.13



Professor conheça mais essa fase chamada adolescência.
 
“A busca pela identidade própria começa nos primeiros anos da adolescência Com todas as mudanças ocorrendo em seu corpo, na capacidade de pensar e nas emoções, um adolescente tem todo direito de perguntar: “Quem sou eu?”
 
Ele pode sentir-se totalmente inútil, especialmente em comparação aos outros.  As mudanças físicas o fazem sentir-se feio. Essa postura crítica pode atingir seu interior e provocar depressão, através de pensamentos como “não consigo fazer nada direito”. Esse sentimento de inferioridade leva à crença de que nenhuma pessoa se importa com ele ou que ninguém sentiria saudades caso morresse.
 
Durante esse processo de desenvolvimento de identidade, é importante para professores e pais ajudarem os adolescentes a enfrentarem sentimentos de inferioridade, encorajando-os a serem bons em alguma atividade (Como Ensinar Adolescentes, pp.34,35.CPAD).

Os seus alunos nesta faixa etária gostam de sentirem envolvidos na aula e tudo fica melhor ainda quando realizamos uma boa dinâmica de captação logo no início da aula. Aqui deixamos algumas sugestões para você, esperamos que gostem.

Dinâmica das letras embaralhada

Material
Um conjunto por grupo de cartões com as letras: V, I, A, D ( Você pode fazer em uma folha A4 - cabem 8 cartões por folha)

Procedimento:
Cada grupo receberá seus cartões com as letras embaralhadas e deverão escrever em uma folha a maior quantidade de palavras que conseguirem formar com essas letras, estabeleça as regras dizendo que podem repetir as letra quantas vezes quiserem em uma palavra, porém só poderão usar as letras que você entregou e terão apenas 60 segundos para concluir a tarefa)
O vencedor será o grupo que conseguir formar o maior número de palavras.

Prepare um prêmio para o grupo vencedor (pode ser um pirulito para cada integrante)


Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivo: 
Enfatizar a necessidade das regras.
Material:
Papel e lápis
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos.
- Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos.
- Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.
- Depois, perguntem:
Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?
Havia também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?
- Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência e que nesta lição será estudado sobre os limites, as regras, os direitos e deveres.
- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.

Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com