Texto Bíblico: Êxodo 1.15-14-17; Mateus 2.13
Professor conheça mais essa fase chamada adolescência.
“A busca pela identidade própria começa nos primeiros anos da adolescência Com todas as mudanças ocorrendo em seu corpo, na capacidade de pensar e nas emoções, um adolescente tem todo direito de perguntar: “Quem sou eu?”
Ele pode sentir-se totalmente inútil, especialmente em comparação aos outros. As mudanças físicas o fazem sentir-se feio. Essa postura crítica pode atingir seu interior e provocar depressão, através de pensamentos como “não consigo fazer nada direito”. Esse sentimento de inferioridade leva à crença de que nenhuma pessoa se importa com ele ou que ninguém sentiria saudades caso morresse.
Durante esse processo de desenvolvimento de identidade, é importante para professores e pais ajudarem os adolescentes a enfrentarem sentimentos de inferioridade, encorajando-os a serem bons em alguma atividade (Como Ensinar Adolescentes, pp.34,35.CPAD).
Os seus alunos nesta faixa etária gostam de sentirem envolvidos na aula e tudo fica melhor ainda quando realizamos uma boa dinâmica de captação logo no início da aula. Aqui deixamos algumas sugestões para você, esperamos que gostem.
Dinâmica das letras embaralhada
Material
Um conjunto por grupo de cartões com as letras: V, I, A, D ( Você pode fazer em uma folha A4 - cabem 8 cartões por folha)
Procedimento:
Cada grupo receberá seus cartões com as letras embaralhadas e deverão escrever em uma folha a maior quantidade de palavras que conseguirem formar com essas letras, estabeleça as regras dizendo que podem repetir as letra quantas vezes quiserem em uma palavra, porém só poderão usar as letras que você entregou e terão apenas 60 segundos para concluir a tarefa)
O vencedor será o grupo que conseguir formar o maior número de palavras.
Prepare um prêmio para o grupo vencedor (pode ser um pirulito para cada integrante)
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Enfatizar a necessidade das regras.
- Dividam a turma em dois grupos.
- Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos.
- Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.
Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?
Havia também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?
- Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência e que nesta lição será estudado sobre os limites, as regras, os direitos e deveres.
- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Fonte: Atitude de Aprendiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.