sábado, 13 de dezembro de 2014

DIA DA BÍBLIA




O Dia da Bíblia é dedicado à realização de eventos e pode ser comemorado tanto no segundo domingo de dezembro quanto ao longo de toda a semana que antecede a data. As atividades programadas são variadas e vão desde cultos até maratonas de leitura bíblica que mobilizam milhares de pessoas. Conheça a seguir como a Semana da Bíblia é comemorada.

:: Cultos – As igrejas planejam e realizam cultos especiais no Dia da Bíblia. Nestes cultos é lembrado o grande amor de Deus ao entregar a sua Palavra aos homens e o valor dessa Palavra na vida das pessoas. Em geral, nesses cultos são recolhidas ofertas especiais para ajudar na distribuição da Bíblia no Brasil e no mundo.

:: Carreatas – Muitas igrejas organizam desfiles de carros pelas principais ruas da cidade, ostentando faixas com versículos bíblicos. Carros alegóricos, com representações de Bíblias, normalmente fazem parte da carreata.

:: Concentrações – Igrejas de muitas cidades organizam concentrações públicas para celebrar o Dia da Bíblia. Estas concentrações ocorrem em praças, ginásios esportivos, estádios e outros lugares de fácil acesso ao público. Um culto público com pregação da palavra, orações e apresentação de corais e conjuntos musicais, normalmente é o clímax da celebração. Bíblias, Novos Testamento, Porções Bíblicas e Seleções Bíblicas são distribuídas nas concentrações.

:: Maratona - As igrejas organizam maratonas de leitura bíblica em seus templos ou em lugares públicos. Essas maratonas seguem dois modelos. No primeiro os textos são selecionados e lidos publicamente, normalmente em lugares com grande fluxo de pessoas. No segundo caso, é feita a leitura ininterrupta de todo o texto bíblico. Pessoas são escaladas para darem continuidade à leitura e ela só é interrompida quando se completa a leitura de toda a Bíblia. Normalmente esta leitura leva mais de um dia para ser concluída e implica em uma vigília.

:: Monumentos – Já vem de décadas o costume de levantar monumentos à Bíblia em praças públicas das cidades. O monumento à Bíblia é um testemunho público da importância da Bíblia para as pessoas e para a sociedade e, ao mesmo tempo, um marco da importância da Bíblia para a cultura do povo.

:: Distribuição – Existem igrejas que no Dia da Bíblia efetuam uma distribuição maciça de folhetos (Seleções Bíblicas), para que o povo conheça o valor da Bíblia em suas vidas. Também são feitas distribuições de Bíblias, Novos Testamentos e porções bíblicas. A distribuição de Bíblias, em geral, é feita em escolas, hospitais, empresas, quartéis ou outros tipos de organização.

:: Pedalando por Bíblias – Em vários países são organizados passeios ciclísticos para divulgar a Bíblia e arrecadar fundos em favor da causa da Bíblia. No Brasil esses passeios começaram a ser realizados no ano de 1998 e são chamados de "Pedalando por Bíblias". Igrejas e entidades cristãs tomam a iniciativa de organizar o passeio. Cada participante, ao se inscrever, doa uma ou várias Bíblias para serem distribuídas a pessoas ou entidades necessitadas. Fazendo sucesso por onde passa, a iniciativa surgiu em 1984, na Austrália, com o ciclista Bob Forrest. Nesta ocasião, ele percorreu os 900km que separam Sidney e Melbourne, na companhia de seu filho e de um amigo. Para cumprir esse percurso, o australiano conseguiu patrocinadores e destinou os recursos obtidos a projetos de distribuição de Bíblias. Replicado em mais de 20 países, como Alemanha, Argentina, Hong Kong, Namíbia, Sri Lanka e Suíça, o projeto foi adotado no Brasil em um formato que mobiliza milhares de pessoas em torno da divulgação da Bíblia Sagrada.

:: Jograis - Dentro da programação muitas vezes são incluídos jograis com temas bíblicos que podem ser realizados com a participação de várias pessoas. Abaixo, disponinilizamos para você o modelo:

Jogral – Dia da Bíblia

Agradecemos a Deus Pai por mais está oportunidade!
Crianças:  Vamos aprender um pouquinho mais sobre a palavra de vida eterna e o amor entre os irmãos.
  1. Duas crianças cantarão a música:  Vamos Construir uma ponte em nós ....( neste momento
 crianças podem mostrar cartazes e  distribuir  doces, mostrarão uma caixa  e todas cantam só o refrão)
  1. 1ª pessoaPara se construir uma grande ponte temos que ter um “excelente  projeto”. A Bíblia em Gênesis capítulo 1 nos ensina muito bem. Fala sobre tudo de Deus o criador do Universo, da terra e de todos os seres vivos que nela há. Tudo que Deus fez é bom é perfeito!

  1. 2ª pessoaÉ verdade.. (1ª pessoa)! A Bíblia é o livro mais fantástico do mundo, fala também do amor infinito de Deus por nós, tem 66 livros.
Um em especial para o dia de hoje: “Filemom que fala do amor fraternal entre os irmãos”.
  1. 3ª pessoaNo segundo domingo de dezembro comemoramos o dia da Bíblia em todo o Brasil, só a Bíblia tem palavras de vida eterna. Glória a Deus!   (falar e apontar para a Bíblia)

5-  4ª pessoaSobre tudo também podemos destacar:
maior  capítulo da Bíblia é o livro dos Salmos 119 com 176 versículos,
menor capítulo é o livro dos Salmos 177 com 2 versículos,
maior  versículo  é  Ester capítulo    8 versículo 9,
menor versículo  é Lucas capítulo 20 versículo 30,
A Bíblia tem 1.189 capítulos e 31.103 versículos, 39 livros no A.T e 27 livros no N.T. ,Total 66 livros
6-  5ª pessoa: O presente de Deus para nos é a “Salvação” em Cristo Jesus! (apontar para a caixa e  falar)
Deus Pai não desistiu desse projeto!
7-  6ª pessoa:   Jesus nos reconciliou em amor com o pai.   (começar a abrir a caixa que tem que estar totalmente vazia)
Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (João 14.6).   Jesus é a ponte que nos leva para o céu... O único que é o Rei dos reis! Morreu por nós! Santo, Santo, Santo! Venceu a Morte! Batiza com o Espírito Santo! Em breve Voltará!
(apontar para a caixa que se transforma em cruz e continuar  falando...bem devagar...)
8-  4ª pessoa: Jesus disse: Amarás a Deus de todo o teu coração, alma e pensamento (Mateus 22:37).  (este é o primeiro maior mandamento)
9-  1ª pessoaAmarás ao teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22:39)  (este é o 2º  segundo mandamento)
10- 7ª pessoa: Nos crianças precisamos crescer na “graça e no entendimento da palavra” o Espírito Santo cuida de nós. Venham fazer parte deste grupo !   
11- 2ª pessoa: É verdade.. (7ª pessoa)!  As crianças têm um lugar especial no coração de Deus. Jesus disse: "Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais, porque o Reino de Deus é das pessoas que são como uma criança. (Lucas 18 versículo 16).
12- 8ª pessoa: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele (Lucas 18 versículo 17)
13- 9ª pessoa:    A Fé, a Graça, o Amor e a Paz caminhão juntos.     (aplausos!  Todos  glorifiquem a Deus)
 Leia mais em http://www.diadabiblia.org.br/como_celebrar.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com