quinta-feira, 6 de maio de 2010

JESUS PERDOA PECADOS - LIÇÃO 6 MATERNAL



Texto Bíblico:
João 8.1-11

I - De professor para professor


Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que ao pecar devemos nos arrepender e pedir perdão a Deus.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “PERDÃO”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Jesus nos perdoa quando nos arrependemos”.


II - Para refletir


• “Quando Jesus disse que somente aquele que não tinha pecado poderia atirar a primeira pedra, os líderes se retiraram rapidamente, do mais idoso ao mais jovem. Evidentemente os mais velhos estavam mais conscientes de seus pecados do que os mais jovens. A idade e a experiência frequentemente reduzem o sentimento de justiça própria tão peculiar à juventude. Qualquer que seja a sua idade, examine honestamente sua vida! Reconheça sua natureza pecaminosa e procure maneiras de ajudar os outros em vez de feri-los!
Jesus não condenou a mulher acusada de adultério, porém não ignorou nem foi complacente em relação ao pecado dela. Disse à mulher para abandonar sua prática pecaminosa. Jesus está pronto a perdoar qualquer pecado em nossa vida, mas a confissão e o arrependimento demonstram uma mudança de coração! Com a ajuda de Deus podemos aceitar o perdão de Cristo e deixar os maus procedimentos”

Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD

• Professor, “seus alunos nasceram com o impulso da busca de Deus, e você deve aproveitar as lições desse trimestre para apresentar-lhes o Senhor Jesus, não apenas como uma figura histórica, mas como o Filho de Deus, vivo e real. Leve-os a ter a correta visão de quem é Cristo e do que Ele fez e faz por eles” (Marta Doreto).


III - Regras Práticas para os Professores


Professor, a programação eficaz para crianças deve incluir as seguintes diretrizes:

• Envolvimento ativo. As crianças aprendem melhor fazendo — usando todos os cinco sentidos. Aprender requerer o envolvimento ativo na lição. As crianças envolvidas em fazer suas próprias descobertas experimentam maior retenção. A participação conduz a mudanças de atitude que, por sua vez, motivam os alunos a aplicar a Bíblia em suas vidas.

• Aplicação na vida. É essencial aos professores e pais que ensinem visando a aplicação dos ensinos na vida dos alunos. Tiago 1.22 diz: “Sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos”. Através da conversa dirigida e do envolvimento ativo no processo de aprendizagem, a Palavra de Deus pode ser colocada em ação na vida de nossas crianças e alunos.

Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD


IV -
Atividade Manual

Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, páginas 71,72.

Caso sobre algum tempo para mais uma atividade, sugira que as crianças encenem a história bíblica.

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com