quinta-feira, 6 de maio de 2010

GOSTO DE IR A CASA DE DEUS - LIÇÃO 6 JARDIM DA INFÂNCIA


Texto Bíblico: Salmos 122.1-9


I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que ir à Casa de Deus é muito importante.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “ALEGRIA”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Fico contente de ir a Casa de Deus.”


II - Para refletir


Separação e comunhão

• “Ir à Casa de Deus pode ser uma obrigação ou um prazer. Para o salmista, era um prazer. Como peregrino, ele participava de, pelo menos, uma das três grandes festas religiosas, e regozijava-se ao adorar a Deus junto com seu povo no santo Templo. Podemos considerar a adoração uma tarefa se tivermos pecados não confessados ou se o nosso amor por Deus esfriou. Mas, se estivermos próximo de Deus e apreciarmos a sua presença, estaremos ansiosos para adorá-Lo e louvá-Lo. Nossa atitude em relação a Deus determinará a nossa adoração”

Extraído de: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD

• Professor, “as crianças do jardim começam a comparar o certo e o errado, e é ágil, viva em descobrir as falhas dos adultos. Cuidado, pois, com o exemplo. Se o professor não estiver devidamente preparado para a aula, a criança notará facilmente seus apertos” (Pastor Antônio Gilberto).


III - Regras Práticas para os Professores


Professor, a programação eficaz para a criança do jardim deve incluir as seguintes diretrizes:

• Amor e aceitação. As crianças precisam ver o amor incondicional de Deus exemplificado por líderes, professores e pais que denotem cuidados e incentivos. Um ambiente de amor e aceitação estabelece o clima para o ensino.

• Construção de relacionamentos. As crianças aprendem verdades bíblicas e teológicas no contexto de relacionamentos pessoais e profundos. Programar pode ser infrutífero sem o relacionamento entre professores e aluno. Relacionamentos de significado podem ser cultivados quando a relação professor/aluno é estreita.

Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD


IV -
Atividade

Professor, “
distribua instrumentos musicais infantis e sugira que as crianças brinquem de “levitas cantores”. Três voluntários poderão fazer os papéis de Asafe, Hemã e Jedutum, dirigindo o louvor” (Marta Doreto).

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com