sábado, 16 de outubro de 2010

APRENDENDO A PERDOAR - LIÇÃO 03 JARDIM DA INFÂNCIA


Texto Bíblico 1 Samuel 26.1-25 De professor para professor Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que devemos perdoar as pessoas como Deus nos perdoa. • Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. • A palavra-chave da aula de hoje é “PERDÃO”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Papai do céu nos ajuda a perdoar”. Para refletir • A condição para recebermos o perdão de Deus é estarmos prontos para também perdoar as pessoas que nos ofendem e magoam. No gesto do perdão, revelamos nossa identidade de cristãos, manifestando o amor de Deus. Você já pensou que perdoar é subir a escada mais elevada do amor pelas pessoas que nos entristeceram? É o amor que cura as feridas do coração e devolve nossa alegria e amizade. Regras Práticas para os Professores • Como sempre recomendamos, estude a lição com bastante antecedência, a fim de preparar algo novo e diferente para não ficar restrito ao que está na revista. • Você, professor, já notou o quanto é importante conhecer os seus alunos, chamando-os pelo nome, sentindo suas necessidades, conhecendo suas atitudes, hábitos e habilidades? Quando você alcançar este grau de conhecimento poderá sentir que é necessário dosar o conteúdo, de modo que satisfaça as necessidades do aluno e respeite, ao mesmo tempo, suas limitações. Você sentirá que não é aconselhável transmitir muitos conceitos numa única aula, porque, dessa forma, não haverá tempo suficiente para abordar aqueles aspectos essenciais. Juniores, Estudando a Bíblia Mestre 5/6. Rio de Janeiro, CPAD. Sugestões de Atividade Para reforçar o ensino da lição sugerimos que depois de contar a história bíblica você faça a seguinte atividade: Sente-se com as crianças em círculo no chão da classe. Estenda uma folha de papel pardo no centro da roda de modo que todos possam vê-la. Em seguida, trace uma linha vertical, dividindo a folha em duas partes, e escreva de um lado “coisas fáceis de perdoar”, e de outro, “coisas difíceis de perdoar”. Depois, pergunte às crianças: “O que você normalmente faz quando outra criança te machuca, xinga ou bate?” É fácil perdoar? Depois, peça que as crianças façam um “X” bem grande, cortando os dois lados, e explique que temos de perdoar a tudo e a todos. Quando temos dificuldade em perdoar alguma coisa, precisamos orar e pedir que Deus nos ajude.

Um comentário:

  1. Olá
    Estou em busca dese material pois tenho cópias de algumas páginas dessa atividade e não sei de onde é. Poderia me dizer a qual material pertence essa lição??? Se quiser posso te enviar a foto da cópia que tenho para conferir se o material é o mesmo. Escreva para mim crisleysalgado@hotmail.com obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com