quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
COMEÇANDO BEM EM 2011!
Comece bem o primeiro trimestre deste novo ano organizando um delicioso café da manhã com todos os alunos da EBD.É uma excelente forma de aproximação entre os alunos e professores e um grande estímulo para os novos alunos.
Vale ressaltar também que cada professor poderá criar uma lembrancinha para ser entregue ao final da aula para cada aluno dando boas vindas ao novo ano letivo da Escola Dominical.
Abaixo algumas sugestões extraídas da internet (Google imagens).
Blog :Adriana artesanato em eva
Blog: Tokdiamorecomarte
Blog: Lisandra artesanato
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
A MÍDIA EM PROL DO REINO DE DEUS - LIÇÃO 13 JUVENIS
EM ESTÁ A ESPERANÇA PARA ESTA GERAÇÃO
A presente geração está presa ao relativismo, ao materialismo e às doenças emocionais, espirituais e morais. A crise é tão profunda que as pessoas desconfiam das instituições e das autoridades públicas, privadas e religiosas. Tateiam de um lado a outro à procura de um porto ou de águas tranquilas para aportar, mas encontram apenas o individualismo, a ganância, a violência, o descaso e a opressão. Em quem confiar? Em que porto deve o homem ancorar suas esperanças? Na filosofia? Quantas existem e mesmo assim não se sabe em qual delas acreditar. No desenvolvimento tecnológico? Nos homens? Estes há muito perderam os rumos da ética, misericórdia, bondade e respeito pelo outro. Na ciência? Parece que ela serve mais aos propósitos das grandes corporações que ao interesse dos indivíduos. No misticismo religioso? Este se tornou irracional, incapaz de sustentar o juízo e a fé nos pêndulos de suas doutrinas. A constatação simples e incontestável é que: o homem sem Deus vive sem esperança ou esperança vã (Jó 8.13; 11.20; 27.8; Ef 2.12; 1 Ts 4.13). A única esperança para esta geração está na Pessoa bendita de nosso Senhor Jesus Cristo, Deus único e Salvador, Todo-Poderoso (1 Tm 1.1). Ele é o “Deus de esperança” que nos enche “de todo gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (Rm 15.13; 2 Ts 2.16). O evangelho que pregamos é a anunciação da esperança, em Cristo, para uma geração em desespero (Cl 1.5,23,27).
Texto extraído de “Lições Bíblicas: As doenças do nosso século, As curas que a Bíblia oferece”. Rio de Janeiro: CPAD.
BOM É TER AMIGOS - LIÇÃO 13 ADOLESCENTES
Texto Bíblico: Filemon 8-21
Ocasião e propósito da Epístola a Filemom
Onésimo tinha vindo à fé em Cristo enquanto esteve em Roma e estava retornando a Colossos, ao seu senhor, Filemom.
Por estar aprisionado de uma forma exclusiva em uma casa alugada, Paulo pôde receber um fluxo constante de visitas e pregar e ensinar livremente a Palavra de Deus, durante dois anos (At 28.17-31). Durante este período, o jovem Onésimo ouviu as Boas Novas e tornou-se um seguidor de Cristo (v. 10). Onésimo tinha roubado dinheiro do seu senhor, Filemon, e tinha fugido para Roma. Agora, como um cristão novo convertido, ele estava se preparando para voltar a Colossos e a Filemom.
Paulo escreveu esta carta visando o interesse de Onésimo, incentivando Filemon a ver o jovem não mais como um escravo, mas como um “irmão” no Senhor (v.16). Assim, Paulo esperava que Filemom pudesse recebê-lo (v.17), perdoá-lo (v.18,19), e talvez até mesmo libertá-lo (v.21).
O apelo de Paulo baseia-se no amor que ambos tinham por Cristo (v.9), no seu relacionamento (v.17-19), e na sua autoridade como apóstolo (v.8). Não se conhece a resposta de Filemom, mas seria difícil imaginá-lo não dando as boas vindas a Onésimo como seu novo irmão em Cristo.
Uma das lições desta curta carta é o exemplo de Paulo. Ele escreveu como o advogado de Onésimo, confiando que este poderia retornar, apresentar-se a Filemom, e arcar com as consequências dos seus atos. Paulo acredita em Onésimo, que ele é um verdadeiro irmão na fé. Paulo faz mais do escrever e apoiar este escravo fugitivo, ele também sustenta as palavras com os seus recursos financeiros – Paulo se oferece para pagar por qualquer dano que Onésimo possa ter causado ou por qualquer coisa que possa ter roubado (v.18).
Outra lição diz respeito ao poder que o Evangelho tem de unir as pessoas. Em opostos extremos na sua sociedade, estavam Filemom e Onésimo, mas ainda assim se tornaram irmãos unidos, por meio da sua fé comum em Cristo. Deus pode reconciliar as pessoas independentemente das suas diferenças ou ofensas.
Texto extraído da obra “Comentário do Novo Testamento: Aplicação Pessoal” Rio de Janeiro: CPAD.
Texto Bíblico: Filemon 8-21
O FUTURO DA IGREJA - LIÇÃO 13 PRÉ-ADOLESCENTES
Professor, leia para os aluno o trecho abaixo, e recomende de que todos devem estar em constante vigilância, pois a qualquer instante o noivo (Jesus) virá buscar a sua noiva (igreja).
“A Bíblia é clara e não admite especulações: o arrebatamento dar-se-á a qualquer instante, Jesus Cristo virá como o ladrão da noite (1 Ts 5.4; Pe 3.10). Vigiemos, pois, para que este dia não nos surpreenda. Uma das bem-aventuranças do Apocalipse é endereçada, justamente, àqueles que se acham vigilantes: ‘Eis que venho como ladrão, bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas’ (Ap 16.15). Por conseguinte, virá o Senhor Jesus inesperadamente, e surpreenderá a muitos que, ao invés de estarem vigiando, encontrar-se-ão embriagados com os cuidados e prazeres deste mundo. Você está esperando a Cristo? Encontra-se vigilante? Cuidado, para não ficar envergonhado naquele grande e glorioso dia (Texto extraído das Lições Bíblicas,CPAD 2004).
Boa ideia
Apresente aos alunos o seguinte quadro, ele ajudará na compreensão de como se dará o arrebatamento:
1ª Ressoada a trombeta de Deus, descerá o Senhor Jesus dos céus com alarido e voz de arcanjo (1 Ts4.16) | 2ª Em seguida, os que morreram em Cristo ressuscitarão, sendo, de imediato, trasladados (1Ts4.16) | 3ª Ato contínuo, os que estivermos vivos seremos transformados, arrebatados e lavados todos ao encontro do Senhor (1 Ts 4.17) |
A SAGA CONTINUA - LIÇÃO 13 JUNIORES
Cooperar quer dizer ajudar, auxiliar e colaborar simultaneamente para um determinado bem.
O jovem rico (Mateus 19.20) sentiu-se chamado para cooperar com o Mestre.
Ele queria seguir, da mesma forma que os seus discípulos o seguiam.
E perguntou a Jesus como proceder. Ao ouvir as regras para o alistamento o jovem se entristeceu e desistiu. Jesus disse a ele: venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres e depois siga-me. Ele não conseguia conceber a ideia de dar tudo que possuía. Este jovem perdeu a oportunidade, de ser um seguidor de Cristo um cooperador na seara do Mestre.
Ser cooperador de Cristo significa colocá-Lo em primeiro lugar em nossas vidas. Os que querem seguir a Cristo deixam tudo e seguem-no como Pedro, André e Tiago que deixaram suas redes (profissão) e o seguiram. Lembrando que aquele que segue a Cristo nunca perde, sempre ganha. O maior presente que Ele nós dá é a vida eterna.
O apóstolo Paulo foi um cooperador fiel, até o fim. Deus quer que sejamos cooperadores de sua obra, Ele quer que continuemos o trabalho de evangelização que os apóstolos iniciaram. Proclamemos o amor de Cristo até que Ele venha buscar a sua Igreja.
Imagem ministério Infantil kids 4 God.
SIRVO A UM DEUS DE MILAGRES - LIÇÃO 13 PRIMÁRIOS
Texto Bíblico: Atos 9.36-42
Quem faz uma igreja local funcionar bem? Podemos pensar em vários tipos de pessoas que regularmente fazem a vida na igreja local ser miserável. Mas que tipo de pessoa dão equilíbrio? O pulso da igreja pode ser encontrado mais frequentemente entre aqueles que trabalham silenciosamente em boas obras e serviço obediente – pessoas como Dorcas.
Fiel chamado, Dorcas aparece brevemente no Novo Testamento. Ela era uma discípula de Jesus em Jope. Estava ocupada demais até para ficar sob o foco das luzes durante muito tempo. De fato, é provável que ela não planejava ficar doente e achou um absurdo descobrir que estava morrendo. Havia muito o que fazer para que sobrasse tempo para morrer.
Quando Dorcas morreu, Pedro apareceu para uma visita na vizinha Lídia. Os cristãos em Jope enviaram-lhe uma mensagem para vir. Uma vez que tinham preparado o corpo dela para o enterro, parece que não estavam esperando um milagre. Eles simplesmente queriam honrar Dorcas tendo Pedro presente ao funeral. Quando ele chegou, chamou-a ao despertamento. Quão surpresos eles devem ter se sentido ao receberem de volta alguém que iria perder tão terrivelmente.
Sem dúvida Dorcas voltou ao seu trabalho. Mas Lucas diz que muitas pessoas vieram a crer por causa do que Deus fez através dela e para ela
(DARYL, Kendrick, etal. 365 Lições de Vida Extraída de Personagens da Bíblia. Rio de Janeiro, CPAD,1999,p.311).
Mensagem especial: Dorcas ou Tabita, era uma mulher que ajudava às pessoas carentes. A bondade era a principal qualidade dessa serva do Senhor Jesus. Devemos seguir o seu exemplo e ajudar aos nossos irmãos necessitados. De repente, em sua classe há crianças que estão passando dificuldades. Procure reconhecer e, ao constatar a necessidade, procure a direção da ED para juntos tentarem ajudar a família dessa criança. Vocês podem proporcionar um café da manhã para as crianças, pois muitas saem de suas casas sem o café. Organize um bazar e utilize o dinheiro para essa finalidade, estenda esse café a outras classes. Se for preciso cesta básica, converse com a assistência social de sua igreja.
APRENDENDO SOBRE A SALVAÇÃO - LIÇÃO 13 JARDIM DA INFÂNCIA
De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Jesus é o único que pode nos salvar e venha tomar a decisão de recebê-lo como Salvador.
• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “SALVAÇÃO”. Durante o decorrer da aula diga: Só Jesus é o Salvador.
Para refletir
• Chegamos ao final de mais um trimestre. Todo encerramento de trimestre é uma ótima ocasião para avaliar a classe e o professor. As metas que você traçou foram alcançadas? Você percebe que seus alunos manifestam um comportamento que reflete os ensinamentos estudados? Houve um crescimento espiritual tanto de sua parte como deles?
Essas e outras perguntas devem sempre ser feitas pelo professor, pois quem dá aula na Escola Dominical deve se conscientizar de que ela tem três grandes alvos: “ganhar almas para Jesus, desenvolver a espiritualidade dos alunos e o caráter cristão, e treinar o crente para o serviço do Mestre.
Você acredita que atingiu algum desses objetivos? Bem, esse deve ser um momento de reflexão com o objetivo de buscar um aperfeiçoamento, a fim de que a obra do Senhor seja realizada com mais eficácia e o Reino dEle cresça.
Regras Práticas para os Professores
Salvação
A criança é um modelo para nós quando falamos sobre entrar no Reino de Deus, pois assim nos disse Jesus: “Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele” (Mc 10.15). Deus pode trabalhar no coração das crianças. Os assuntos espirituais não requerem um alto nível de habilidades cognitivas, ou grandes conhecimentos, ou qualquer outra coisa que os adultos tenham e as crianças ainda não tenham. Os assuntos espirituais são espirituais.
O melhor método a ser usado na evangelização da criança do jardim é:
Paciência ao ensinar sobre a salvação — muitos momentos e formas variadas; e 2) aguardar que cada criança venha a você individualmente, para o seu momento particular de decisão. Se forem criados em lares cristãos, freqüentemente, procurarão por seus pais e não pelos professores, e assim deve ser. Não queremos privar os pais da alegria de conduzir seus filhos a Cristo, mas o professor pode estar seguro de que aquilo que ensinou contribui para a salvação dos seus alunos.
Se o professor é o único a conversar sobre os assuntos espirituais com a criança, quando necessitar de orientação, ela o procurará. Entretanto, este não é um fato freqüente nas turmas de jardim, pois a maioria das crianças desta idade não está pronta para a salvação. O ensino ministrado nesta época é fundamental.
Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância. Rio de Janeiro, CPAD.
Sugestões de Atividade
Talvez não fará muito sentido para aos alunos apenas dizer-lhes que esta foi a última aula do trimestre, mas certamente entenderão se você disser: “Terminamos a revista, e domingo começaremos uma nova!” Mostre a nova revista, e estimule-os a comparecerem na próxima aula. Entregue-lhes a revista concluída e o plano de freqüência para que levem para casa. Seria interessante dar um prêmio aos alunos que não tiveram falta, e algum brinde aos demais.
Desejamos a todos os professores do Jardim um Feliz Natal e um Ano Novo repleto das bênçãos do Senhor.
As imagens abaixo foram tiradas do blog pequeninos de Jesus.
Versículo do Dia:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:
LOUVE A JESUS - LIÇÃO 13 MATERNAL
Texto Bíblico Mateus 21.1-16
De professor para professor
Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é levar as crianças a sentirem o desejo de oferecer a Deus o louvor perfeito.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “CRIANÇAS”. Durante o decorrer da aula, diga às crianças que elas podem oferecer a Deus o louvor mais perfeito que existe, porque foi Ele quem as ensinou a louvar.
Para refletir
A lição desta semana encerra o trimestre. Esta é uma boa ocasião para refletir sobre o trabalho com os pequeninos de Cristo.
Nem todos têm consciência da importância de uma classe bíblica para o maternal. Nem todos conhecem a finalidade do trabalho realizado com as crianças desta faixa etária. Alguns pensariam que os professores ocupam-se de entretê-las para que os pais assistam tranqüilamente a aula em suas classes. Mas o objetivo do trabalho realizado pelos professores da classe de maternal vai muito além, e é muito mais elevado: o professor ocupa-se de ganhá-los para Cristo, e edificá-los na Palavra de Deus, preparando-os para uma vida de serviço ao Senhor.
Bem, esse deve ser um momento de reflexão com o objetivo de buscar um aperfeiçoamento, a fim de que a obra do Senhor seja realizada com mais eficácia e, assim, o Reino dEle cresça.
Regras Práticas para os Professores
Organização e Administração
[Continuação]
Certas áreas específicas da organização têm de receber a atenção da liderança para que o ministério com criança seja eficiente:
[...] Continuação.
f) Entrevista com os futuros obreiros. Este é um passo muito importante no processo de recrutamento. Sentar-se junto com o candidato ajuda você a entendê-lo e ele a você, além de dar oportunidade ao candidato compreender o ministério e suas exigências. Dê ao candidato pelo menos uma semana para refletir e orar sobre o compromisso.
g) Conceda tempo para observação. Peça ao candidato que participe da classe ou ministério.
h) Dê seguimento à decisão. Quando a pessoa disser sim, louve a Deus por esse compromisso. Se ela disser não, louve a Deus por ela ter sido honesta em vez de ter aceito o ministério apenas para desistir duas ou três semanas depois. Acima de tudo, faça com que a decisão seja um compromisso espiritual com o Senhor Jesus Cristo.
i) Treinamento para o ministério. Os líderes têm de fornecer treinamento adequado para preparar os novos recrutas a fim de que satisfaçam as necessidades dos alunos.
2. Instalações para aprendizagem eficaz. A programação deve determinar as instalações que você tem e não o contrário.
Classes para crianças em idade pré-escolar precisam de aproximadamente 10,5 metros quadrados de espaço por criança. Ter muitas crianças em uma sala fará com que todos se sintam espremidos e sem liberdade de movimentos. Problemas de disciplina surgem e fica difícil reter os professores nos cargos.
As instalações devem focalizar em sua situação de aprendizagem e também proporcionar espaço para o envolvimento na aprendizagem ativa.
3. Currículo que satisfaça as necessidades das crianças. O ministério com crianças requer um currículo profissionalmente preparado.
Na organização de um ministério com crianças, muitas áreas devem ser levadas em consideração. Se a igreja ou escola trabalhar em cima destes três pontos promoverá mudanças na vida de cada criança.
Trecho extraído de: Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
Atividade
Talvez não faça muito sentido aos alunos apenas dizer-lhes que esta foi a última aula do trimestre, mas certamente entenderão se você disser: “Terminamos a revista, e domingo começaremos uma nova!” Mostre a nova revista, e estimule-os a comparecer na próxima aula. Entregue-lhes a revista concluída e o plano de freqüência para que levem para casa. Seria interessante dar um prêmio aos alunos que não tiveram falta, e algum brinde aos demais.
Desejamos a todos os professores do Maternal um Ano Novo repleto das bênçãos do Senhor.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
SIRVO A UM DEUS DE AMOR - LIÇÃO 12 PRIMÁRIOS
Saulo de Tarso era um homem que recebeu rígida formação religiosa, cultural e intelectual. De temperamento “forte”, com inúmeras habilidades e com forte influência. Ele perseguia covardemente os cristãos. Saulo agia desta maneira porque era um fariseu, conhecedor dos ensinos do Antigo Testamento e defensor das Leis. Como um religioso dedicado lutava ferozmente contra os cristãos. Por isso, cometeu muitas atrocidades como apoiar a morte de Estevão, acorrentar e levar para a prisão homens e mulheres e perseguir os seguidores de Jesus a ponto de fazê-los fugir de suas maldades se mudando para outras cidades.
Mas, um dia quando fazia uma viagem, Saulo teve um encontro com Deus que transformou sua vida porque ele pôde conhecer a Verdade.
Passou a se chamar Paulo e se tornou um cristão muito dedicado. Logo aprendeu o que Jesus queria dele e começou a pregar o evangelho. Dedicou sua vida para falar de Jesus. Realizou várias viagens missionárias ganhando muitas almas e implantando igrejas por onde passava.
Seu trabalho para o Senhor foi tão grandioso que até hoje ele é o missionário por excelência entre todos os cristãos.
Saulo pensava que estava agindo corretamente ao perseguir os cristãos. Por isso, foi ficando cada vez mais irritado porque embora lutasse tanto o cristianismo estava crescendo. Queria arrumar uma maneira oficial para acabar com o evangelho e para isso teve que fazer uma viagem. Sua pressa foi tanta que viajou por volta do meio-dia, horário evitado para viagens devido ao forte calor. Mas, quando Saulo perseguia os cristãos ele estava perseguindo o próprio Cristo e foi no caminho de Damasco quando ele pensava que ia “acabar” com essa história que Deus marcou um encontro com ele.
Então, Saulo foi cercado por um resplendor de luz, caiu por terra e ouvir uma voz que lhe disse: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”. Perguntou àquela voz: “Quem é o Senhor?”, e teve a confirmação de que era Jesus “- Eu sou Jesus aquele que você persegue”. Mesmo espantado Saulo creu em Jesus ( Niedja de Melo ).
Professor explique aos seus alunos que Deus demonstrou seu grande amor por Saulo indo ao seu encontro para lhe mostrar que Jesus está vivo e que é o Salvador.
Após três dias Deus enviou apóstolo Ananias para lhe instruir acerca dos propósitos que Deus tinha para sua vida.
Sabe o que aconteceu? Saulo começou pregar o evangelho.
Ás vezes parece impossível que aquele seu amigo, vizinho, professor ou parente se converta? Não perca a esperança, insista, pois até a pessoa que mais odeia o cristianismo pode se converter de seu mau caminho.
Boa ideia!
Providencie um grande evangelismo com as crianças. Saiam pelas ruas próximas da igreja louvando e falando do amor de Deus.
ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL
Fonte:ensinodominical.wordpress.comOs missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.
Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.