quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O AMIGO DE DEUS AMA A IGREJA - LIÇÃO 10 JARDIM DA INFÂNCIA

Versículo:
Palavra-chave:



Texto Bíblico: Atos 2.41-47;18.1-11

I De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a amar a Casa de Deus.

•    A palavra-chave deste domingo é “Igreja”. No decorrer da aula diga: “O Amigo de Deus Ama a Igreja”.

•     Ensine aos pequeninos a amarem a igreja.

II Saiba Mais 

A adaptação social é o aspecto mais visível do desenvolvimento da personalidade da criança do Jardim de Infância. Antes dos quatro anos, ela não tem uma vida social no sentido completo da expressão. O comportamento gradativamente se torna cooperativo.

Uma das habilidades desenvolvidas neste período é o planejamento em conjunto. Nesta faixa etária existe grande entusiasmo em fazer planos e executá-los. Como em toda nova aptidão a ser desenvolvida, a orientação se faz necessária. Os adultos podem auxiliá-las no planejamento de atividades curtas e de projetos adequados às habilidades já adquiridas. As crianças experimentam um enorme crescimento quando têm a oportunidade de trabalhar e brincar com seus colegas. A Escola Dominical é um excelente meio de adaptação social, para os pequenos.

Extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância, CPAD

III - Conversando com o professor

Áqüila e Priscila, uma equipe notável, poderíamos chamá-los de “primeiros líderes de grupos pequenos” da igreja. Sua casa estava aberta para Paulo, Apolo e muitos outros. Eles eram aprendizes e professores, passando adiante o grande tesouro do Evangelho, que tinha transformado suas vidas. A história desses dois cristãos  é tão cheia de hospitalidade, cooperação e entusiasmo sobre o Evangelho que mesmo um leitor moderno pode sentir complexidade. Eles eram fiéis ao Senhor e aos amigos cristãos. Deveríamos tentar imitar Àqüila e Priscila no evangelismo e amor a obra de Deus 

Texto adaptado livro: 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia,CPAD

IV – Sugestão

Comente com as crianças que aquele que ama a Casa de Deus, cuida muito bem dela: não joga lixo no chão, não cola chiclete debaixo do banco, não rabisca as paredes, etc. Depois peça a elas, que lhe ajude a arrumar a sala, guardando os brinquedos, o material, juntando o lixinho, etc.



Gravura via multiply da Sandra Mac


Um comentário:

  1. DEUS TE ABENÇÕE A CADA DIA MAIS
    O SEU BLOG TEM SIDO CANAL DE BENÇA SOBRE MINHA VIDA TEM ME AJUDADO MUITO DEUS TE ABENÇÕE SEMPRE!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com