segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Caso de pastor condenado à morte ganha repercussão nacional
sábado, 25 de fevereiro de 2012
A HISTÓRIA DAS SEMENTES - LIÇÃO 09 MATERNAL
Texto Bíblico: Mateus 13.1-23
I - De professor para professor
• Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a ter um coração preparado para receber a Palavra de Deus.
• A palavra-chave deste domingo é “Semente”. No decorrer da aula diga: “Eu semeio a Palavra de Deus”.
II - Saiba Mais
O semeador é aquele que espalha as sementes, e apenas isso. Ele não precisa se preocupar com o preparo, o cultivo da terra ou da plantação. Depois da semente lançada, a sua responsabilidade termina e então,o agricultor entra em ação. O lavrador que cuidará da planta é o nosso Deus (João 15.1). Jesus declarou que o homem da parábola “saiu a semear”. Ele não escolhia o lugar, simplesmente espalhava a semente. Da mesma forma é você!
Você é um semeador do Reino de Deus. A semente que está em suas mãos é as Boas-Novas de salvação, a Palavra de Deus. Todo cristão tem a responsabilidade de espalhar “semente”. O bom semeador do evangelho, além de ler, estuda e conhece a Palavra de Deus, a boa semente; e então a semeia.
III - Conversando com o professor
Para o professor é indispensável conhecer não somente a sua matéria, mas também seu campo de aplicação, que é o aluno. O semeador deve conhecer o terreno onde vai semear, e também como lançar a semente. O aluno é a matéria prima da Escola Dominical. O professor, se quiser ter êxito no ensino, deve estudar não só a lição, mas também o aluno. Conhecendo melhor o aluno isoladamente e no grupo, o professor planejará e aplicará o ensino adequadamente.
Extraído do livro: Manual da Escola Dominical, CPAD
IV – Sugestão
Você vai precisar de sementes de girassol, cola branca, desenho de girassol e giz de cera.
Desenhe um bonito girassol, peça as crianças para colarem as sementes na flor (centro) e explique que o girassol nasce daquelas sementes.
Conteúdo adicional para as aulas de Maternal
Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2010 – O Livro de Deus
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL
Fonte:ensinodominical.wordpress.comOs missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.
Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.