quarta-feira, 9 de julho de 2014

A ORAÇÃO QUE PAROU O SOL E A LUA - LIÇÃO 2 MATERNAL 3º TRIMESTRE 2014

Querido professor para visualização do versículo desta aula sugerimos que você amplie e pinte a gravura abaixo (a gravura mostra frente e verso) e escreva no verso da gravura o versículo base da lição de hoje - você poderá dividir o versículos em partes fazendo uma gravura para cada trecho do versículo.
Para visualização da palavra-chave sugerimos a ampliação do cartaz:


Momento de louvar:

Sugerimos o cântico APEC , CSPC 2 (verde) nº 104
Faze oração bem cedinho 
Ao meio dia, assim, também. 
Faze oração à noitinha 
Que é Deus que te mantém. 

Já de manhã Deus escuta, 
Ao meio dia, assim, também. 
Mesmo te vê à noitinha, 
De tudo te sustém. 

Já de manhã Deus responde, 
Ao meio dia, assim, também. 
Faze oração à noitinha 
Pois Ele logo vem.

Para ouvir clique no link abaixo



Texto Bíblico: Josué 10.1-5

I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Deus ouve e responde as nossas orações.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “ATENDER”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Papai do céu atende as nossas orações”.

II - Para refletir
• “Como o sistema solar parou? É claro que em relação à terra o sol está sempre imóvel — é a terra que gira em torno do sol. Mas a terminologia usada em Josué não deveria causar-nos dúvidas quanto ao milagre. Afinal, não ficamos confusos quando alguém diz que  o sol nasceu ou se põe. A questão é que o dia foi prolongado, não que Deus tenha usado um método particular para prolongá-lo. Duas explicações têm sido dadas sobre como isto aconteceu: (1) a diminuição na velocidade da rotação normal da terra deu a Josué mais tempo, como o idioma original hebraico parece indicar; e (2) alguma refração incomum dos raios solares forneceu horas adicionais de luz. Não importa o método escolhido por Deus; a Bíblia é clara ao afirmar que o dia foi prolongado por um milagre, e que a intervenção de Deus direcionou a batalha em favor do céu povo”
(Extraído de: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD)

• Professor, “o vocabulário de seus alunos é restrito, por isso, evite palavras difíceis que não fazem parte do cotidiano de seus alunos. Procure não utilizar o diminutivo o tempo todo” (Luciana Gaby).

III - Regras Práticas para os Professores
No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades.

(Continuação...)
4. Música. O salmo 150 diz: “Louvai-o com o som de trombeta (150.3,4). As crianças podem adorar e louvar ao Senhor com suas vozes e com instrumentos musicais simples. A música pode ser usada durante os momentos de adoração, de forma que as crianças sejam encorajadas a responder a Deus pela Palavra e Seus atos poderosos.

5. Jogos bíblicos. As crianças adoram jogar e aprender. Jogos bíblicos ajudam as crianças a aprender o assunto e a se lembrar de verdades específicas. Alguns jogos bíblicos podem ser usados para revisar e reforçar  a lição bíblica.

Métodos e materiais criativos são ferramentas valiosas para auxiliar a criança a conhecer, entender e aplicar a Palavra de Deus. É crucial que os professores sejam treinados no uso eficaz dos diversos métodos e materiais disponíveis.
(Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com