quinta-feira, 20 de agosto de 2009

LIÇÃO 8 - JUVENIS- Mansidão, o mesmo que submissão?

Texto Bíblico:

Efésios 4.1-7



Caro professor da classe de Juvenis, a Paz do Senhor!

Neste domingo a lição trata de um assunto delicado: mansidão. Com o propósito de ajudá-lo no preparo desta lição, extraímos parte de um capítulo do livro O Fruto do Espírito do pastor Antonio Gilberto editado pela CPAD.

“É incrivelmente apropriado que na Bíblia o Espírito Santo seja simbolizado por uma pomba, Jesus seja simbolizado por um cordeiro e seus seguidores sejam chamados ovelhas. Todas estas figuras são símbolos da mansidão – o fruto espiritual da submissão.

A descida do Espírito Santo sobre Jesus no momento de seu batismo no rio Jordão foi na forma de pomba. João Batista o percussor, de Jesus, não o apresentou como um conquistador todo-poderoso, mas como o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo (Jo 1.35). Sua natureza submissa é resumida nestes versículos: ‘Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante aos seus tosquiadores, Ele não abriu a boca’ ( Is 53.7); ‘ O qual, quando o injuriaram, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente’ (1 Pe 2.23).

Jesus chamou seus discípulos de ovelhas: ‘ Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. [...] E dou a vida pelas ovelhas’ (Jo 10.14,15). Ovelhas são animais pacatos e submissos. O cristão cheio do Espírito que manifesta o fruto da mansidão será submisso e útil ao Senhor, seu pastor.

A mansidão deve ser marca e característica essencial dos cristãos, os seguidores de Jesus, porque todo cristão nasce do Espírito, o qual habita em seu interior. Nosso Deus é um Deus manso. Por que, então o Salmista diz que Deus é um Deus justo e que expressa ira todos os dias ( Sl 7.11)? A ira de Deus só é contra o pecado e o mal, e não afeta seu amor e compaixão por nós. Está é a mansidão divina. A ira humana é frequentemente pecaminosa”.

Professor, comente com os alunos que, como ovelhas fiéis, devem ser submissos ao Senhor Jesus.

Um comentário:

  1. GOSTEI, QUERO APRENDER MAIS COM VCS A PALAVRA DE DEUS,ENTRE EM CONTATO COMIGO,LOGIN TENHO FOTOS,TEM TAMBEM O BLOGSPOT MINISTERIO CASA DE PODER,TEMOS FOTOS,VIDEOS,NOTICIAS,EVENTOS.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com