sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

DINÂMICA PARA LIÇÃO 5 JOVENS E ADULTOS

Dinâmica do Vaso de Barro

Texto : 2 Co 4.7

Material: 3 vasos de barros iguais, uma jarra transparente,bombons , um martelo
Objetivo: Mostrar aos alunos aos o sentido que Paulo quis dar ao se referir a vaso de barro
Aplicação:
Em um vaso coloque os bombons e os outros dois deixe vazio, sem que ninguém veja(organize tudo antes da chegada dos alunos na sala)
Deixe os três vasos em cima de uma mesa de formar ordenada

Durante a aula diga aos alunos que existem vários tipos de vasos; de vidro, de madeira, cerâmica... etc. (Peque um vaso vazio e deixe os alunos pegar e sentir). E diga que Deus nos chamou de vaso de barro, pois podemos ser quebrados e refeitos, de acordo com o oleiro
No vaso podemos colocar varias coisas; água,comida,plantas,objetos variados.
Geralmente o vaso de barro não é muito bonito, comparado com os outros mas Deus escolhe o vaso de barro para guardar seus tesouros e mostrar que Ele é Deus

Coloque novamente o vaso na mesa e mude a ordem dos vasos(disfarçadamente)

Com a jarra transparente e cheia de água , diga a seus alunos que Deus nos enche com seu poder e graça(encha um dos vasos que esta vazio até transbordar) "Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando...(Lucas 6 : 38a) para aquele que procura.


Com um vaso vazio em suas mãos diga também que se o crente se desviar ou esta fazendo algo que não está agradando a Deus ,Ele quebra o vaso para refazê-lo(deixe neste momento cair o outro vaso vazio no chão e quebrar ou use o martelo)

Peque o vaso cheio de bombons e diga que Deus refaz o vaso, e o crente antes afastado dos caminhos do Senhor, desobediente reconhece que Deus é seu guia ,mestre e Senhor , e então Deus o enche com seus tesouros precisos(neste momento peça que os alunos peguem novamente no vaso e que eles tirem o que esta dentro)

Obs.: Coloque em cada bombom, uma tira de papel com passagens bíblicas relacionada a aula,e peça para que duas ou três pessoas leiam elas.


Textos relacionados: 2 Co 5.1; 2 Co 2.5; Rm 9. 21; 2 Tm 2. 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com