Com a correria do dia-a-dia, muitos de nós acabamos adquirindo o hábito de fazermos nossas atividades às pressas, sem dedicar-lhes um tempo adequado, ou mesmo um momento de maior concentração. É o caso da leitura. Com a “desculpa” da falta de tempo, muitos têm abdicado dessa preciosa ferramenta na aquisição de conhecimento. Alguns, até folheiam páginas, mas não refletem sobre o que as palavras diante de seus olhos tentam lhe dizer.
Esse problema é vivenciado em todas as esferas da sociedade e atinge também os alunos da Escola Dominical. Ciente de seu papel, que ultrapassa a esfera das aulas dominicais, o professor de ED pode e deve auxiliar sua classe e trabalhar para tornar seus alunos leitores funcionais.
Leitor funcional, como explica o autor do artigo de capa desta edição, é aquele que, ultrapassando as fases primárias e mecânicas da leitura, é capaz de extrair o máximo proveito de um livro e de dialogar com o texto.
Em resumo, é aquele leitor que ama a literatura de qualidade, que investe momentos precisos do dia para se dedicar ao hábito, que tem interesse e curiosidade em expandir conhecimento e, que, acima de tudo reconhece o valor que a leitura pode proporcionar em sua vida.
Citando Edmund Burke, em um dos momentos do artigo, o autor do texto destaca que “ler sem refletir assemelha-se a comer sem digerir”. Se você tem agido assim, aproveite o início do ano para refletir sobre essa postura e mudar procedimentos. Que tal começar já?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.