domingo, 7 de fevereiro de 2010

LEITORES FUNCIONAIS



Com a correria do dia-a-dia, muitos de nós acabamos adquirindo o hábito de fazermos nossas atividades às pressas, sem dedicar-lhes um tempo adequado, ou mesmo um momento de maior concentração. É o caso da leitura. Com a “desculpa” da falta de tempo, muitos têm abdicado dessa preciosa ferramenta na aquisição de conhecimento. Alguns, até folheiam páginas, mas não refletem sobre o que as palavras diante de seus olhos tentam lhe dizer.
Esse problema é vivenciado em todas as esferas da sociedade e atinge também os alunos da Escola Dominical. Ciente de seu papel, que ultrapassa a esfera das aulas dominicais, o professor de ED pode e deve auxiliar sua classe e trabalhar para tornar seus alunos leitores funcionais.
Leitor funcional, como explica o autor do artigo de capa desta edição, é aquele que, ultrapassando as fases primárias e mecânicas da leitura, é capaz de extrair o máximo proveito de um livro e de dialogar com o texto.
Em resumo, é aquele leitor que ama a literatura de qualidade, que investe momentos precisos do dia para se dedicar ao hábito, que tem interesse e curiosidade em expandir conhecimento e, que, acima de tudo reconhece o valor que a leitura pode proporcionar em sua vida.
Citando Edmund Burke, em um dos momentos do artigo, o autor do texto destaca que “ler sem refletir assemelha-se a comer sem digerir”. Se você tem agido assim, aproveite o início do ano para refletir sobre essa postura e mudar procedimentos. Que tal começar já?
Extraído do site da CPAD

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com