quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Lição 06 - O Menino Jesus conversa com os professores -JARDIM DE INFÂNCIA

I - De professor para professor

· Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Jesus amava a Casa de Deus.

· A palavra-chave deste domingo é “conversar”. No decorrer da aula diga: “Jesus conversou com os professores”.

II – Saiba Mais

Jesus Cristo era humilde e estava disposto a renunciar aos seus direitos para obedecer a Deus e servir ao povo. Devemos, assim como Cristo, adotar atitude de um servo e servir pelo amor que temos a Deus e aos nossos semelhantes, e não por qualquer sentimento de medo ou culpa. Lembre-se: Você pode escolher a atitude que vai tomar. Pode viver na expectativa de ser servido ou procurar oportunidades de servir aos outros. Veja Marcos 10.45 para mais detalhes sobre a atitude que o Senhor Jesus Cristo demonstrou em relação a servir.

Sem deixar de ser Deus, Ele se tornou um ser humano, o homem chamado Jesus. Para tornar-se humano, Ele não desistiu de sua divindade, mas deixou de lado o direito à sua glória, poder e sabedoria. Jesus de Nazaré estava sujeito ao lugar, ao tempo e a muitas outras limitações humanas. O que tornou essa humanidade única e especial foi sua isenção de pecado.

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, p.1663. CPAD

III – Conversando com o Professor

O ensino da Palavra de Deus é uma obra espiritual, significa a cultura da alma. Ganhar o aluno para Cristo é apenas o início da obra: é mister cuidar em seguida da formação dos hábitos que formam o caráter ideal modelado pela Palavra de Deus. São os hábitos que formam o caráter: este influi no destino da pessoa. Professor cabe a você desenvolver a espiritualidade dos alunos e o caráter cristão.

Manual da Escola Dominical, p 120. Rio de Janeiro:CPAD

IV – Sugestão

Você vai precisar de papel quarenta quilos e caneta hidrográfica preta.

Procedimento: Dobre o papel, formando um grande leque. Depois com o auxilio da caneta hidrográfica e escreva no leque o versículo do dia.Dobre-o novamente e prenda-o com um pedaço de elástico.

Apresente o leque às crianças e conforme for lendo o versículo vá desdobrando o leque. Ele deverá ser desfeito aparentando que a folha “cresceu”.

Obs. Se preferir pode confeccionar um para cada criança em versão menor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com