quinta-feira, 4 de março de 2010

MORALIDADE,O QUE É ISSO? LIÇÃO 10 JUVENIS

Texto Bíblico: Mateus 5. 13-16

A REALIZAÇÃO E A FINALIDADE DAS BOAS OBRAS

Prezado professor, procure enfatizar nesta lição duas esferas: a realização de boas obras entre os que não as têm e a finalidade da Luz (obra), que deve resplandecer, visando o estabelecimento consistente de uma prática verdadeiramente cristã.

A realização das boas obras

Cristo designou que seus discípulos fossem Luz e Sal no mundo. E a implicação deste desígnio é a realização de boas obras. Em Efésios 2. 10, o apóstolo afirma “...criados, em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”. As boas obras entre os que não as praticam, levarão tais pessoas a compreenderem o significado do cristianismo. Essas boas obras não devem ser realizadas para nossa ostentação, mas para a edificação dos outros.

Os que estão à nossa volta não precisam apenas ouvir falar das nossas obras, mas vê-las, para se convencerem de que a nossa fé é mais do que simples palavras e que estamos debaixo do poder do seu autor e consumador (Hb 12.2).

A finalidade da obra

O texto bíblico em estudo diz no v.16: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”, a finalidade da obra é que a luz resplandeça, a fim de que vejam as boas obras e sejam levados a glorificar, não a nós, mas a Deus.

A glória de Deus é o bem supremo que devemos procurar em tudo que fazemos em nossa vida cristã (1Pe 4.11). A nossa glória é nos empenharmos em glorificar a Deus e motivar os outros a glorificá-lo. Tais atitudes refletem uma vida cristã autêntica e levam as pessoas, de fato, reconhecer que essa vida só é possível por meio da ação divina no homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com