quinta-feira, 15 de abril de 2010

JESUS, O AMIGO DOS SEDENTOS - LIÇÃO 03 PRIMÁRIOS



Texto Bíblico: João 4.1-30,39-42


Com o intuito de auxiliá-lo no conhecimento de seus alunos, estamos apresentando um quadro contendo as características dos alunos desta faixa etária.

CRIANÇAS DE SEIS A OITO ANOS
Características FísicasNecessidades
A energia e vitalidade flutuam. Tendem a se exceder.Guarde-se contra exageros. Programa equilibrado. Oportunidade para o excesso de energia e agitação ter uma válvula de escape.
Características MentaisNecessidades
Ampliando experiências. Aumentando habilidades e precisão. Desenvolvendo o poder de argumentar.Forneça experiências diversas. Confronte e defenda questões. Exercite o poder da argumentação na solução dos problemas delas.
Características SociaisNecessidades
Imitantes e inventivas. Gostam de arte dramáticaRepresente situações. Imite as grandes personagens da Bíblia e suas características. Escreva letra e música para corinhos. Adapte Escritura à música.
Características Emocionais e EspirituaisNecessidades
Preocupadas com o certo e o errado. As diferenças são preto e brancoAplique a Bíblia a situações da vida real para ajudar nas tomadas de decisão. Fidelidade ao expor o erro. Recompense o direito. Dureza com o erro.



Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, p125-127.


Deus o abençoe!

Fonte CPAD

Ao professor(a)
Vale aqui lembrar das palavras da professora Jaciara;
Ore ao Senhor, peça direção, sabedoria para lidar com os diferentes tipos de temperamentos e personalidades que você tem em sua classe, e com certeza Deus te auxiliará. Ele é o maior interessado em que as vidas destes pequenos sejam moldados pela Sua Palavra.

Nos dias que estamos vivendo, considerados os finais da Igreja da terra, o mal tem avançado grandemente, e de uma forma estratégica a envolver a todos. Estamos vendo as crianças serem moldadas na sociedade sem nenhuma perspectiva de seguirem o bem quando forem adultas, ate mesmo entre as famílias evangélicas, isto pela negligencia de alguns pais que não dão importância a criarem seus filhos no temor de Deus.

Alguns crerem que apenas levarem as crianças a igreja é o suficiente, não dão importância ao ensino, porem o resultado disto é uma grande porcentagem de adolescentes e jovens que saem da igreja para viverem no mundo.
Infelizmente as cadeias e presídios estão cheias de “Joãos, Mateus, Lucas e de Tiagos” todos filhos de crentes , que um dia foram crianças e iam a igreja.

Por isso professor, se esforce e creia que seu trabalho não é em vão, que muitas dessas crianças a qual você leciona pode ter a sua historia mudada. Certamente muitos tem dificuldades em ensinar crianças, mas isto é somente quanto a ter a atenção deles, pois a recepção ao ensino é bem maior do que a dos adultos. As crianças são como massinhas de modelar, repito ore a Deus peça direção e lhe aperfeiçoar no seu trabalho.

Fazendo isto lhe acontecera o mesmo que Cristo, após todo o seu sofrimento, a sua alma se alegrou pelo trabalho que havia realizado, pois via eu e você salvos na presença de Deus.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. (Is 53.11)

Boa aula!

Texto bíblico João 4.1-30,39-42


Objetivos:
Explicar que todo ser humano tem sede da Água da vida, que é Jesus, isto de forma didática, adequada a compreensão dos pequenos.

Explorando a Bíblia
O texto bíblico utilizado na lição de hoje, é muito extenso, por isso não descreverei aqui, trata-se da passagem da mulher samaritana.
Passagem esta que podemos extrair muitas lições praticas, porem o entendimento dos pequenos é limitado, assim sendo, basta levá-los a compreender que Jesus é de fato o amigo dos sedentos:

Inicie a aula perguntado: O que é sede ?
Porque eles sentem sede? Deixe eles responderem;
Após explique, a necessidade que nosso corpo tem de beber água, para não ficar desidratado.

Em seguida faça a aplicação espiritual da palavra sede, que temos sede por muitas coisas, de um exemplo apropriado as crianças. (sede por novos brinquedos, etc)
Prossiga agora contando a historia da mulher samaritana. Da qual podemos extrair alguns pontos importantes:

  • Uma mulher vai ao poço buscar água
  • Jesus ia para a Galileia, porem precisava passar por Samaria, demonstrando que ele tinha interesse em encontrar aquela mulher.
  • Ele lhe pede água, ela se surpreendi, porque os judeus não falavam com os samaritanos,
    Explique o porque! Demonstre que Jesus não faz acepção de pessoas, ama a todos.
  • O Senhor lhe fala da água da vida.
  • Ela pensa que é água comum, e pergunta aonde tem essa água,
  • O Senhor lhe diz que quem bebe da água comum volta a ter sede, mas da água que ele lhe de nunca mais terá sede.

Explique aos pequenos, que Jesus estava falando de saciar outro tipo de sede. A sede de alegria, de felicidade, de paz, a nossa sede de Deus.
Como afirmei acima, esta pequena porção da passagem é o suficiente para as crianças, a aplicação maior é que Jesus se preocupa conosco, e deseja nos dar dessa água espiritual, para nunca mais termos sede.


samaritana pontos

Fonte ebdnet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com