quinta-feira, 6 de maio de 2010

JESUS, O AMIGO DOS MEDROSOS - LIÇÃO 6 PRIMÁRIOS



Texto Bíblico:
Mateus 14.22-33

Os discípulos estavam lutando contra o golpe das ondas. Quando de repente, em meio à névoa que antecede o amanhecer, Jesus veio caminhando sobre as águas, em sua direção. Eles reagiram com medo, imaginando que estivessem vendo um fantasma. Uma vez mais, Jesus estava fazendo o inesperado e o impossível. Uma vez mais, os discípulos não estavam prontos para entender o que isso significava.
Jesus falou com os discípulos, mais alto do que a tempestade, dizendo-lhes: “Não temais”.
Pedro não estava colocando Jesus à prova, algo que nós sabemos que não devemos fazer. Em lugar disso, ele foi o único do barco que reagiu com fé. A presença de Jesus na tempestade levou Pedro a sentir uma fé destemida. Todavia que ele o fez somente depois da ordem de Jesus: vem.
Pedro começou a ir para o fundo porque tirou os olhos de Jesus e se preocupou com as altas ondas que estavam ao seu redor. A sua fé era suficientemente forte para que confiasse que poderia caminhar sobre as águas. Entretanto ele se deu conta de que estava em meio a uma terrível tempestade, a sua fé diminuiu.
Embora comecemos com boas intenções, algumas vezes nossa fé é fraca. Na fé vacilante de Pedro, podemos ver o caminho do discipulado. Temos que exercer a fé para obter poder, porém, frequentemente tropeçamos e deixamos de agarrá-lo plenamente. Quando a fé de Pedro vacilou, ele se voltou para Cristo, o único que poderia ajudá-lo. Quando você estiver apreensivo sobre os problemas a sua volta, e duvidar da presença de Cristo, ou da sua capacidade para ajudá-lo, lembre-se de olhar para Jesus

Texto extraído do: Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, pp. 95-96. Vl 1 Rio de Janeiro: CPAD

Boa ideia!

Entregue as crianças uma folha de papel ofício e solicite que escrevam nela os seus medos.
Depois monte um barquinho de papel com a folha e escreva o nome de Jesus no barco. Explique as crianças que, se Cristo estiver em nosso “barquinho” (vida), estamos seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com