terça-feira, 4 de maio de 2010

SUGESTÕES PARA CULTO DO DIA DAS MÃES

PARA JUNIORES:
Antes do Dia das Mães, escreveR uma composição com o seguinte tema: "Minha mãe e eu". Estabeleça um limite de 150 palavras. As melhores composições poderão ser lidas no culto da Igreja, no dia das mães.
PARA OS PEQUENINOS:
1. Estas crianças poderão preparar uma decoração, em homenagem às mães. Cada uma precisará de um círculo de cartolina colorida, com mais ou menos 15 cm de diâmetro, onde deverá desenhar um rosto, representando sua mãe. Junte os círculos em grupos de cinco como pétalas de uma flor, e cole no centro da "flor" um círculo menor onde será escrito: MINHA MÃE. De cartolina verde faça a haste e algumas folhas. Para completar, recorte vasos de cartolinamarron (ou outra apropriada). As flores poderão ser amarradas no quadro de avisos ou na própria parede, com fita durex. Acrescente um letreiro bem grande: O DIA DAS MÃES É ....DE MAIO.
2. Acrescentamos uma outra sugestão baseada nesta: as crianças vão desenhar o rosto da mamãe no círculo e o professor cola em volta, pétalas de flores, depois monta um painel de jardim, escrevendo os dizeres: Mamãe é uma Flor.
PARA QUALQUER IDADE:
Para encorajar as crianças a fazerem com que o Dia das Mães se estenda por mais tempo, ensine-as a preparar "Mãos que ajudam a mamãe".
De cartolina, cada criança deve traçar de 4 a 6 silhuetas de sua própria mão, recortando-as em seguida. Conforme a idade da criança, ela poderá escrever ou desenhar uma coisa que fará para ajudar a mãe: lavar louça, tirar o lixo, varrer, cuidar do nenê, guardar os brinquedos, etc. Com o furador de papel faça um furinho na parte do pulso de cada silhueta de mão, e acrescente um laço de fita colorida, ou um fio de lã. Cada criança entregará as "mãos que ajudam a mamãe", como presente, no dia das mães. Quando a mãe quiser o trabalho prometido, devolverá a "mãozinha" ao filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com