sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CARTAS QUE VIRARAM LIVROS - LIÇÃO 12 JARDIM DA INFÂNCIA

Sugestão de papel de carta para ser usado na atividade da aula.

Texto Bíblico Atos 28.16-31 De professor para professor Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que as crianças aprendam a importância de levar outros a conhecerem a Deus e a Sua Palavra. • Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. • A palavra-chave da aula de hoje é “CARTA”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “As pessoas precisam conhecer a Palavra de Deus.” Para refletir “O livro de Atos aborda a história da Igreja e sua crescente expansão por Jerusalém, Antioquia, Éfeso e Roma, as cidades mais influentes do mundo ocidental. No livro de Atos também são relatados os poderosos milagres e testemunhos dos heróis e mártires da Igreja Primitiva: Pedro, Estevão, Tiago e Paulo. Todo o ministério cristão foi iniciado e mantido pelo Espírito Santo que trabalhou na vida de pessoas comuns (comerciantes, viajantes, escravos, carcereiros, líderes da igreja, homens, mulheres, gentios, judeus, ricos e pobres). Muitos ‘heróis não glorificados’ da fé continuaram a pregar o evangelho, pelo poder do Espírito Santos, por gerações sucessivas, transformando o mundo com uma mensagem invariável: Jesus Cristo é o Salvador e o Senhor de todos os que o invocam. Hoje, nós podemos ser os heróis não glorificados na contínua história da divulgação do evangelho. Nós, cristãos, devemos levar a mesma mensagem ao mundo de nossos dias, de forma que muitos mais possam ouvir e crer!” Trecho extraído de: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD, 2004. Regras Práticas para os Professores “Como nosso Senhor Jesus, observemos com cuidado uma criança, a fim de aprender dela o que vem a ser a educação. Sim, porque a educação, em seu sentido mais amplo, abarca todos os passos e processos pelos quais o infante se transforma gradativamente em um adulto inteligente e bem desenvolvido. Consideremos a criança. Ela tem um corpo humano completo, com olhos, mãos e pés — todos os órgãos de sentido, ação e locomoção —, e, não obstante, está ali sem nada poder fazer. Ri, chora, sente. Tem os atributos de um adulto, mas não os seus poderes.” Extraído dos livro: As Sete Leis do Ensino. CPAD. p.11 Sugestões de Atividade Convide as crianças a escreverem uma carta coletiva com desenhos e/ou palavras para uma criança que esteja no campo missionário com seus pais. Depois, envie-a pelo correio.

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com