sexta-feira, 5 de novembro de 2010

É PRECISO ESTUDAR - LIÇÃO 06 JARDIM DA INFÂNCIA

Texto Bíblico Daniel 1


De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é despertar na criança a vontade de estudar, mostrando que a inteligência e a sabedoria são presentes de Deus.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 


• A palavra-chave da aula de hoje é “ESTUDAR”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Papai do céu nos dá sabedoria”.


Para refletir


• Neste domingo seus alunos vão ouvir a história de Daniel. Aprendemos com o texto bíblico que quando o império babilônico precisou de homens cultos, que governassem ao lado do rei, os escolhidos para o cargo foram os jovens “instruídos em toda a sabedoria, sábios em ciência, e entendidos no conhecimento” (Dt 1.4). Não pense que a coisa está mais fácil hoje; ao contrário, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, requerendo profissionais especializados. Portanto, leve a sério os seus estudos; dedique-se a ler e estudar. E acima de tudo, conte com Deus e busque a sua bênção para os seus estudos.


•    Regras Práticas para os Professores 

Características da Criança do Jardim de Infância


Vamos apresentar, a cada semana, algumas características da criança do Jardim. Porém é bom ressaltar que tais características não podem ser vistas como uma descrição de qualquer criança. São, na verdade generalizações — coisas que normalmente encontramos em grupos de crianças, mas não necessariamente em todas as crianças do grupo. 

Características Sócio-Emocionais

A adaptação social é o aspecto mais visível do desenvolvimento da personalidade da criança do jardim de infância. Antes dos  quatro anos, ela realmente não tem vida social no sentido completo da expressão. O comportamento da criança do maternal pode ser caracterizado como paralelo, ao passo que no jardim, seu comportamento gradativamente se torna cooperativo. 
Uma das habilidades desenvolvidas neste período é o planejamento em conjunto. Na sala e aula, observamos que as crianças que brincavam com os grandes blocos, de certa forma, estabeleceram um planejamento imediato, em curto prazo, e trabalharam em conjunto para construir sua estrutura. 
Nesta faixa etária, existe grande entusiasmo em fazer planos e executá-los. Como em toda nova aptidão a ser desenvolvida, a orientação se faz necessária. Os adultos podem auxiliá-las no planejamento de atividades curtas e de projetos adequados às habilidades já adquiridas. As crianças experimentam um enorme crescimento quando têm a oportunidade de trabalhar e brincar com seus colegas.
A crescente habilidade de cooperar também pode ser notada nas dramatizações que fazem. Enquanto brincam de casinha ou classe de escola dominical, pouco a pouco, a cooperação substitui o paralelismo. Suas abundantes idéias para tais brincadeiras estão estreitamente relacionadas com a realidade, fazendo uso de toda informação já assimilada. 
Os amigos são muito importantes nesta faixa etária. Uma brincadeira em grupo prenderá a atenção das crianças por um longo tempo, pois elas gostam de estar perto dos amigos, realizando tarefas em conjunto. Nesta idade, já são capazes de compartilhar, demonstrando simpatia e empatia, especialmente quando um colega se machuca ou está triste. Por iniciativa própria se revezam nas brincadeiras. A criança do jardim reconhece que é capaz ou outros felizes ou infelizes. Compreende o que significa fazer parte de sua família e começa a experimentar o sentimento de pertencer à sua classe. Pode ser facilmente conduzida a atitudes de proteção e carinho com os mais novos. O elogio e a recompensa são de imenso valo para sua aprendizagem.  


(Continua na próxima semana)

Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância. Rio de Janeiro, CPAD.


           • Sugestões de Atividade

Para reforçar o ensino da lição sugerimos a seguinte atividade: Dê a cada aluno uma folha de papel ofício dobrada ao meio, formando duas páginas, e alguns lápis de cor. Os alunos vão finjir que estão na escola do rei, e que vão fazer uma prova muito difícil. Eles terão de responder as perguntas que você fará sobre a história, e depois farão alguns desenhos no ofício dobrado. Elogie o desempenho, dos alunos, ainda que não seja dos melhores. Lembre-se de que eles têm apenas cinco e seis anos. Parabenize a cada um, dizendo: Muito bem! Como você é inteligente! Por que você é tão inteligente assim? Isto mesmo, a sua inteligência é um presente que o Papai do céu lhe dá! Depois, faça algumas perguntas, como por exemplo: Quais os nomes dos quatro amigos de nossa história? Onde eles estavam? O que eles quiseram comer? Eles acertaram, ou não, as perguntas da prova? Quem lhes deu inteligência e sabedoria?
Na primeira página do ofício, as crianças desenharão a própria mão, contornando-a com o lápis. Na segunda página, farão alguma figura sobre a história.

Um comentário:

  1. A paz do Senhor.
    Sou professora de uma turma do Jardim em Belém-Pa e estou muito feliz com estas instruções.Me também serve em casa, minhas filhas são minhas alunas. Não é bárbaro?...Muito obrigada

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com