sexta-feira, 26 de novembro de 2010

LOUVE A DEUS POR SEU PODER - LIÇÃO 09 MATERNAL

Texto Bíblico: Lucas 7.11-17

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de compreenderem o significado da palavra “PODER”. O objetivo é que as crianças louvem a Deus por seu poder. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “PODER”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Vamos louvar a Deus por seu poder.”


Para refletir

• A história que as crianças vão aprender nesta semana ilustra a salvação. O filho da viúva representa o mundo inteiro no pecado. Estando mortos, nada poderíamos fazer para ajudar a nós mesmos, não poderíamos sequer pedir ajuda. Mas Deus teve compaixão de nós e enviou Jesus para nos vivificar e ressuscitar com Ele. Aquele rapaz morto não poderia dar a si mesmo uma segunda chance de vida; do mesmo modo, não podemos ganhar a nova vida em Cristo por meio de nossos supostos méritos, mas podemos aceitar o dom da vida que Deus nos oferece. Podemos louvá-Lo por isto e usar nossa existência para fazer a preciosa vontade dEle. Pense nisso!

•    Regras Práticas para os Professores 

Métodos e Materiais

Que métodos e materiais devemos usar?

As crianças aprendem ativamente, pensam concretamente, gostam de ficar envolvidas e fazem descobertas. Porque as crianças são assim, o ministério de ensino bíblico tem de proporcionar experiências de primeira mão — usando todos os cinco sentidos. Quanto mais envolvimento e interação a criança tiver com a Palavra de Deus e o professor, mais eficaz será a lição.
Usamos métodos de ensino como veículo. A atividade, unida com a conversa dirigida enfocando a Palavra de Deus, contribui para o entendimento da criança e a aplicação que ela faz do que aprendeu. Vários princípios aplicam-se quando se trata de escolher e usar métodos e materiais para crianças:

1.    Todos os métodos, materiais, equipamentos, conversas e orientações devem estar de acordo com a faixa etária da criança.
2.    Ofereça escolhas tão freqüentemente quanto possível. Quando permitimos que a criança escolha uma atividade ela se sentirá motivada a começar a treinar essa atividade. Enfoque em um único tema todas as atividades oferecidas durante a sessão de ensino.
3.    A variedade é a chave para usar métodos e materiais. O pior método que um professor pode usar neste domingo é o mesmo método usado no domingo passado. Varie as atividades de aprendizagem. Utilize métodos diferentes ao contar a história bíblica. Mantenha vivo o elemento surpresa. 

Continua na próxima semana.

(Trecho extraído de Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.)

• Atividade Manual
Para reforçar o ensino da lição, sugerimos que você dramatize com as crianças a história bíblica. Você poderá, durante a atividade, repetir o versículo bíblico. 
Para encerrar, faça um círculo com as crianças e cante os corinhos sugeridos no CD de cânticos.

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com