quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SIRVO A DEUS COM ALEGRIA - LIÇÃO 08 PRIMÁRIOS

Texto Bíblico: 1 Samuel 16.14-23

“Convidamos você a ler o cântico de Moisés em Êxodo 15.1-19. Este belo hino, espontâneo e fervente, veio de um coração transbordante, que reconhecia o poder e a força de Jeová, o nosso Deus. Ele não somente é um hino de exaltação ao Todo-Poderoso, mas é também um cântico didático. Através das décadas e dos séculos, o povo de Isarael haveria de repeti-lo, lembrando assim todo episódio da perseguição do exército de Faraó, e de como ele foi derrotado pelo poder de Deus.

Note como Moisés descreve com minúcias até mesmo a intenção do inimigo, que pretendia aniquilar os israelitas e despojá-los de seus bens (v.9). E prossegue relatando como Deus fez soprar o seu vento, levando as águas a encobrir os cavaleiros e os seus carros de guerra. Repetidas vezes ele exalta a majestade do Senhor, o seu poderio na batalha, e a sua fidelidade ao seu povo.

A vitória de Deus sobre o poder de Faraó seria celebrada cada vez que um israelita cantarolasse esta canção; cada vez que uma criancinha hebreia a ouvisse de sua mãe, e a repetisse com voz doce e palavras mal articuladas. Pense nisto ao escolher os cânticos para as suas aulas. “Lembre-se que eles devem servir para as crianças expressar louvor ao Pai Celeste.” (Marta Doreto)

Adorando a Deus através dos louvores.
O salmo 150 diz: “Louvai-o com o som de trombeta;[...] com saltério e a harpa; [...] com adufe e a flauta”, (Sl 150.3,4). As crianças podem adorar e louvar a Deus com suas vozes e com instrumentos musicais simples. A música pode ser usada durante os momentos de adoração, de forma que as crianças sejam encorajadas responder a Deus pela Palavra e Seus atos poderosos. Extraído Manual de Ensino para o Educador, CPAD.


Sugestão 

Você vai precisar de palitos de churrasco, copos descartáveis, fitas adesivas coloridas, grãos de arroz ou feijão, cola, cola colorida e tiras de papel com a frase “Sirvo a Deus com alegria”.

1 - Peças às crianças que enfeitem os copinhos de café com pintinhas feitas de cola colorida.
2-  Após a secarem deposite alguns grãos dentro dos copinhos.
3-  Una os copinhos com fita adesiva colorida.
4- Fure as bases dos copinhos (meio) transpassando o palito. Por segurança cole fita adesiva na ponta fina do palito.
5-  No palito de churrasco cole a tira de papel com a frase “Sirvo a Deus com alegria”.
6- Junto com as crianças entoem cânticos alegres e utilize o chocalho.

Obs. Você pode utilizar também potinhos ou garrafinhas de iogurte, com grãos dentro e fechar a boca do pote com um pedaço de plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com