quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

APRENDENDO A LOUVAR A DEUS EM TODO O TEMPO - LIÇÃO 12 JARDIM DA INFÂNCIA

Texto Bíblico Atos 16.11-40

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que podemos louvar a Deus em todo o tempo.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “CADEIA”. Explique que cadeia representa as coisas ruins que nos acontecem, e que mesmo passando por elas devemos louva ao Papai do céu.

Para refletir

• Você louva a Deus independente das circunstâncias? Então, não terá dificuldades em ensinar seus alunos que devemos louvar ao Pai em todo o tempo. 

Aprendemos com o texto bíblico que Paulo e Silas, ao “invés de murmurarem e se queixarem por causa das dores, perto da meia-noite, eles oravam e cantavam hinos a Deus. Orando louvavam ao Todo-Poderoso. Ao orarem, com certeza, eles sentiam a alegria crescer dentro deles e isto os levava a cantar. A oração sincera sempre leva à glorificação, e a glorificação dispersa a tristeza. Naquele calabouço, uma luz brilhava no coração dos dois missionários. Deixe que a luz de Cristo brilhe em seu coração, mesmo que esteja atravessando uma fase difícil.” 
(Comentário Bíblico Beacon)

• Regras Práticas para os Professores 

Certo e Errado

[...] Durante a fase do pensamento concreto, as crianças precisam de ajuda para reconhecer o que é certo e o que é errado, vivenciando isto através de cada incidente em casa, na aula ou nas histórias. Ainda não são capazes de caracterizar os acontecimentos dentro de uma grande categoria rotulada de “certo” ou “errado”. Ou seja, não conseguem generalizar, precisam pensar em atos específicos. 

Aprender o que é certo é muito difícil. Ensinar o que é certo também é uma tarefa árdua. Pergunte em qualquer classe, o que não devemos fazer e observe quantas respostas surgirão. Então, pergunte o que devemos fazer de bom e veja o que acontece. A lista pode começar com as seguintes declarações: “Não bater”, “Não mentir”... Estas coisas não contam com ações a fazer. Se insistirmos em respostas positivas, a lista será relativamente pequena, se conseguimos formar uma. Este é um desafio para nós. Ensinar o que podemos fazer de bom, além das coisas “espirituais”, tais como, freqüentar a escola dominical, orar e ler a Bíblia. Podemos ensinar nossos alunos a ser gentil, a pensar em coisas boas para fazer pelos outros. Ensiná-lo a obedecer a seus pais em situações específicas. Quando a mamãe disser: “Vamos nos aprontar para dormir”, como devem agir?
Por meio das histórias bíblicas, podem aprender a ver o que as pessoas fazem de certo e de errado. São capazes de começar a aprender a palavra pecado. Pecado é fazer aquilo que Deus não quer que façamos, ou, é não fazer o que Deus quer que façamos.

As crianças, primeiramente, aprendem o conceito de certo e errado em relação às conseqüências que isto lhes traz. Se forem punidas, o que fizeram é errado. Se receberem recompensa, o que fizeram é certo. 

Continua na próxima semana

Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância. Rio de Janeiro, CPAD.

• Sugestões de Atividade

Peça que os alunos façam um desenho sobre alguma coisa ruim que lhes tenha acontecido. Converse sobre o que seriam situações difíceis (ficar doente, ser castigado sem merecer, quebrar alguma coisa da mamãe, perder ou quebrar algum brinquedo de que gosta, perder um animal de estimação, etc).

Examine cada desenho e pergunte o que representa. Indague da criança se ela louvou a Deus naquela circunstância. Se louvou, sentiu-se melhor ou pior? De que modo Deus a ajudou? Se não louvou, o que acha que deveria ter feito? Se houvesse louvado a Deus teria se sentido melhor? Por que?



ATIVIDADE PARA COLORIR

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com