quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

LOUVE A JESUS - LIÇÃO 13 MATERNAL


Texto Bíblico Mateus 21.1-16

De professor para professor

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é levar as crianças a sentirem o desejo de oferecer a Deus o louvor perfeito. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “CRIANÇAS”. Durante o decorrer da aula, diga às crianças que elas podem oferecer a Deus o louvor mais perfeito que existe, porque foi Ele  quem as ensinou a louvar. 

Para refletir

A lição desta semana encerra o trimestre. Esta é uma boa ocasião para refletir sobre o trabalho com os pequeninos de Cristo.
Nem todos têm consciência da importância de uma classe bíblica para o maternal. Nem todos conhecem a finalidade do trabalho realizado com as crianças desta faixa etária. Alguns pensariam que os professores ocupam-se de entretê-las para que os pais assistam tranqüilamente a aula em suas classes. Mas o objetivo do trabalho realizado pelos professores da classe de maternal vai muito além, e é muito mais elevado: o professor ocupa-se de ganhá-los para Cristo, e edificá-los na Palavra de Deus, preparando-os para uma vida de serviço ao Senhor.

Bem, esse deve ser um momento de reflexão com o objetivo de buscar um aperfeiçoamento, a fim de que a obra do Senhor seja realizada com mais eficácia e, assim, o Reino dEle cresça. 

Regras Práticas para os Professores 

Organização e Administração

[Continuação]

Certas áreas específicas da organização têm de receber a atenção da liderança para que o ministério com criança seja eficiente:

 [...] Continuação.

f) Entrevista com os futuros obreiros. Este é um passo muito importante no processo de recrutamento. Sentar-se junto com o candidato ajuda você a entendê-lo e ele a você, além de dar oportunidade ao candidato compreender o ministério e suas exigências. Dê ao candidato pelo menos uma semana para refletir e orar sobre o compromisso.

g) Conceda tempo para observação. Peça ao candidato que participe da classe ou ministério.

h) Dê seguimento à decisão. Quando a pessoa disser sim, louve a Deus por esse compromisso. Se ela disser não, louve a Deus por ela ter sido honesta em vez de ter aceito o ministério apenas para desistir duas ou três semanas depois. Acima de tudo, faça com que a decisão seja um compromisso espiritual com o Senhor Jesus Cristo.

i) Treinamento para o ministério. Os líderes têm de fornecer treinamento adequado para preparar os novos recrutas a fim de que satisfaçam as necessidades dos alunos.

2. Instalações para aprendizagem eficaz. A programação deve determinar as instalações que você tem e não o contrário. 
Classes para crianças em idade pré-escolar precisam de aproximadamente 10,5 metros quadrados de espaço por criança. Ter muitas crianças em uma sala fará com que todos se sintam espremidos e sem liberdade de movimentos. Problemas de disciplina surgem e fica difícil reter os professores nos cargos. 

As instalações devem focalizar em sua situação de aprendizagem e também proporcionar espaço para o envolvimento na aprendizagem ativa. 

3. Currículo que satisfaça as necessidades das crianças. O ministério com crianças requer um currículo profissionalmente preparado. 

Na organização de um ministério com crianças, muitas áreas devem ser levadas em consideração. Se a igreja ou escola trabalhar em cima destes três pontos promoverá mudanças na vida de cada criança.

Trecho extraído de: Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

Atividade 

Talvez não faça muito sentido aos alunos apenas dizer-lhes que esta foi a última aula do trimestre, mas certamente entenderão se você disser: “Terminamos a revista, e domingo começaremos uma nova!” Mostre a nova revista, e estimule-os a comparecer na próxima aula. Entregue-lhes a revista concluída e o plano de freqüência para que levem para casa. Seria interessante dar um prêmio aos alunos que não tiveram falta, e algum brinde aos demais. 

Desejamos a todos os professores do Maternal um Ano Novo repleto das bênçãos do Senhor.

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com