sábado, 4 de dezembro de 2010

NINGUÉM DESPREZE A SUA MOCIDADE - LIÇÃO 10 ADOLESCENTES


Texto Bíblico: 1 Timóteo 4.6-16;

VISÃO PANORÂMICA DE 1 TIMÓTEO

Esboço de 1 Timóteo:

Introdução (1.1-20)

I.Instruções a Respeito do Ministério Eclesiástico (2.1 – 4.5)

•    A Proeminência da Oração.
•    A Conduta Apropriada das Mulheres.
•    Qualificação do Pastor (Pessoal e Familiar).
•    Qualificação do Diácono (Pessoal e Familiar). 
•    Razões de a Igreja Exigir Altas Qualificações de Seus Dirigentes.

II.Instruções a Respeito do Ministério de Timóteo (4.6 – 6.11,16)

•    Sua Vida Pessoal.
•    Seu Tratamento com os Membros da Igreja.
 
1.    Homens Idosos e Jovens.
2.    Mulheres Idosas e Jovens.
3.    Viúvas.
4.    Presbíteros e Candidatos ao Presbitério.
5.    Servos.
6.    Falsos Mestres.
7.    Os Ricos.
 
Conclusão (6.20,21)

O Apóstolo Paulo teve um tríplice propósito ao escrever 1 Tm: (1) exortar o próprio Timóteo a respeito do seu ministério e da sua vida pessoal; (2) exortar Timóteo a defender a pureza do evangelho e seus santos padrões da corrupção causada por falsos mestres; e (3) dar a Timóteo instruções a respeito de vários assuntos e problemas de Éfeso.

Um dos cuidados principais que Paulo transmite ao seu jovem auxiliar é que Timóteo lute com denodo pela fé e refute os falsos ensinos que estavam comprometendo o poder salvífico do evangelho. Paulo também instrui Timóteo a respeito das qualificações espirituais e pessoais dos dirigentes da igreja, e oferece um quadro geral das qualidades de um obreiro candidato a futuro pastor de igreja (1.3-7; 4.1-8; 6.3-5,20,21). 

Entre outras coisas, Paulo ensina a Timóteo sobre o relacionamento pastoral como os vários grupos dentro da igreja, como as mulheres em geral (2.9-15; 5.2), as viúvas (5.3-16), os homens mais idosos e os mais jovens (5.1), os presbíteros (5.17-25), os escravos (6.1,2), os falsos mestres (6.3-6) e os ricos (6.7-10,17-19). Paulo confia a Timóteo cinco tarefas distintas para ele cumprir (1.18-20; 3.14-16; 4.11-16; 5.21-25; 6.20-21). Nesta epístola, Paulo exprime sua afeição a Timóteo como seu convertido e filho na fé, e estabelece um elevado padrão de piedade para vida dele e da igreja.

Texto adaptado da “Bíblia de Estudo Pentecostal”, Rio de Janeiro: CPAD.

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com