quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

SIRVO A UM DEUS DE MILAGRES - LIÇÃO 13 PRIMÁRIOS


Texto Bíblico: Atos 9.36-42

Quem faz uma igreja local funcionar bem? Podemos pensar em vários tipos de pessoas que regularmente fazem a vida na igreja local ser miserável. Mas que tipo de pessoa dão equilíbrio? O pulso da igreja pode ser encontrado mais frequentemente entre aqueles que trabalham silenciosamente em boas obras e serviço obediente – pessoas como Dorcas.

Fiel chamado, Dorcas aparece brevemente no Novo Testamento. Ela era uma discípula de Jesus em Jope. Estava ocupada demais até para ficar sob o foco das luzes durante muito tempo. De fato, é provável que ela não planejava ficar doente e achou um absurdo descobrir que estava morrendo. Havia muito o que fazer para  que sobrasse tempo para morrer.

Quando Dorcas morreu, Pedro apareceu para uma visita na vizinha Lídia. Os cristãos em Jope enviaram-lhe uma mensagem para vir. Uma vez que tinham preparado o corpo dela para o enterro, parece que não estavam esperando um milagre. Eles simplesmente queriam honrar Dorcas tendo Pedro presente ao funeral. Quando ele chegou, chamou-a ao despertamento. Quão surpresos eles devem ter se sentido ao receberem de volta alguém que iria perder tão terrivelmente.

Sem dúvida Dorcas voltou ao seu trabalho. Mas Lucas diz que muitas pessoas vieram a crer por causa do que Deus fez através dela e para ela 
(DARYL, Kendrick, etal. 365 Lições de Vida Extraída de Personagens da Bíblia. Rio de Janeiro, CPAD,1999,p.311).

 Mensagem especial: Dorcas ou Tabita, era uma mulher que ajudava às pessoas carentes. A bondade era a principal qualidade dessa serva do Senhor Jesus. Devemos seguir o seu exemplo e ajudar aos nossos irmãos necessitados. De repente, em sua classe há crianças que estão passando dificuldades. Procure reconhecer e, ao constatar a necessidade, procure a direção da ED para juntos tentarem ajudar a família dessa criança. Vocês podem proporcionar um café da manhã para as crianças, pois muitas saem de suas casas sem o café. Organize um bazar e utilize o dinheiro para essa finalidade, estenda esse café a outras classes. Se for preciso cesta básica, converse com a assistência social de sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com