sábado, 29 de janeiro de 2011

DEUS CRIOU AS FRUTAS -LIÇÃO 05 MATERNAL

I. Leitura Bíblica Gênesis 1.11, 12

II. De professor para professor 

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é ensinar que Deus criou as frutas. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “FRUTA”. Durante o decorrer da aula, diga às crianças que o Papai do Céu criou as frutas. Elas são saborosas e nos ajudam a crescerem fortes e saudáveis. 

III. Para refletir

O conceito “Deus fez todas as coisas” é difícil para as crianças mais jovens dessa faixa etária entenderem já que “todas as coisas” é um termo muito amplo. Portanto, seja objetiva e aponte itens específicos que Ele fez — as árvores, as flores, as frutas, as montanhas, outras pessoas, o bicho de estimação da criança. Escolha elementos que seus alunos gostem ou sobre os quais estejam curiosos”.

(TRENT, John. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de Janeiro, CPAD.)

IV. Sugestões 

Durante esta semana, prepare uma variedade de gravuras de frutas. Se quiser que essas gravuras fiquem mais duráveis, reforce-as com cartolina ou papel cartão. 

Receba as crianças com alegria e deixe que elas manuseiem essas figuras. Lembre-as sempre de que foi Deus quem nos deu todas as frutas. As frutas têm vitaminas que nos ajuda a crescer fortes e saudáveis.



Sugestão de atividade:
Imprima a figura abaixo e leve para sala de aula 1 vela e vários lápis de cera.Com ajuda de uma auxiliar deixe que as crianças coloquem a ponta do lápis de cera na chama da vela e pinguem sobre a figura o giz derretido.Dá um efeito legal e as crianças amam fazer.Obs: Não realize esta atividade caso você tenha em sal muitas crianças e não conte com ajuda de uma auxiliar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com