sábado, 8 de janeiro de 2011

DEUS ME AJUDA - LIÇÃO 02 JARDIM DA INFÂNCIA


Texto Bíblico Neemias 1.11-12

De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus é o nosso ajudador.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “AJUDAR”. Durante o decorrer da aula diga: “Deus é o nosso ajudador.”

Para refletir

Neemias chorou ao saber que os muros de Jerusalém ainda não haviam sido reconstruídos. Por que a noticia sobre aqueles montes de pedras o deixou tão perturbado? Os muros não significam muito para as cidades de hoje, mas no tempo de Neemias eram muito importantes. Eles ofereciam proteção contra ataques e simbolizavam força e paz. Neemias também estava muito triste por causa do povo, os judeus, que, por um decreto anterior, haviam sido impedidos de edificar os muros. Outros governantes da região eram contra a reconstrução dos muros porque não queriam que os judeus recuperassem a força que uma vez haviam tido como nação. Neemias queria ajudar seu povo. Que problemas no mundo deixam você zangado, ou lhe dão vontade de chorar? Apresente-os diante do Senhor, pois Ele é o nosso ajudador. 

Regras Práticas para os Professores 

A criança aos 5 anos

(...) Algumas das características desta faixa são o crescimento rápido, a habilidade com certos jogos, a curiosidade, o período curto de atenção, a imaginação rica, a imitação, o medo e a excitação. Se uma decisão precisa ser tomada, ela decide rapidamente, não impondo a si mesma muitas alternativas. Continua com as histórias e exageros de sua imaginação, mas começa a distinguir o real do imaginário, ciente de que está inventando histórias. 
Nesta idade a criança está em vias de se alfabetizar, e já é capaz de escrever seu nome e ler vagarosamente. Com o seu domínio motor melhorado, gosta de desenhar, podendo passar horas nesta atividade. Cumpre e respeita regras claras que compreende.

Amor e Disciplina Para Criar Filhos Felizes. Rio de Janeiro, CPAD.

Sugestões de Atividade

Sente-se com as crianças em círculo no chão da classe. Converse com elas sobre como Neemias ajudou seu povo reconstruindo os muros. Diga: “Você já tentou fazer algo sozinho e descobriu que não podia?” “O que teria acontecido se você tivesse alguém para ajudá-lo?” Deus nos ajuda e gosta de pessoas que ajuda o próximo. 
“Você já fez algo para ajudar seus pais hoje?” Então ajude. Jesus gosta de quem ajuda as pessoas?” “Por quê?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com