
I. De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus nos protege.
• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “PROTEÇÃO”. Durante o decorrer da aula diga: “Deus ama e protege o.... (nome do aluno).”
II. Saiba Mais
• Professor, aprendemos por intermédio do texto bíblico que Deus nos protege. Se experimentamos dificuldades, não devemos concluir que perdemos a proteção de Deus. Ela tem propósitos mais amplos que evitar a dor; serve, por exemplo, para nos tornar servos melhores para o Senhor. Deus também nos protege quando nos guia em circunstâncias dolorosas, não somente quando nos ajuda a escapar delas.
• Um exemplo da sabedoria de Daniel é o modo como sustentava as suas convicções. Ele não cedia à pressão. Seus hábitos e suas convicções vinham da Palavra de Deus, e agradar ao Eterno era mais importante para Daniel do que agradar a qualquer outra pessoa. De onde se originam os seus hábitos? O que acontece às suas convicções quando você está sob pressão?
As convicções de Daniel não eram apenas crenças; elas se refletiam em todas as áreas de sua vida. Por exemplo, ele se alimentava de forma moderada e vivia uma vida de oração. Sua posição lhe dava todos os privilégios para comer o que desejasse na mesa do rei, mas Daniel optou por um cardápio mais simples e provou que esta era uma escolha saudável. Nossos hábitos alimentares são uma boa indicação do modo como estamos controlando os nossos apetites. Além disso, Daniel não se contaminou com uma comida sacrificada a ídolos.
Daniel diminuiu a quantidade de comida e, ao mesmo tempo, passou a orar mais. Ele se sentia bem e confortável ao falar com Deus, porque o fazia constantemente. Nem mesmo os leões puderam intervir em seu hábito de orar. Note, entretanto, que nem sempre a oração nos afasta da “cova dos leões”. A oração nos aproxima de Deus, mesmo que estejamos dentro da “cova dos leões”! Faça da oração uma parte integrante de sua vida cotidiana. Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
III. Conversando com o professor
Professor, é importante que você conte algum testemunho de livramento que o Senhor lhe deu.
Destaque a proteção do Senhor, mas deixe claro que podemos sofrer situações difíceis e até piores do que as pessoas que não temem a Deus, no entanto, não podemos deixar de confiar nEle.
Explique que demonstrar confiança no Senhor não é cometer coisas que coloquem em risco nossa vida, pois isto não é correto. Daniel foi para a cova, mas, com certeza, não passou a noite insultando os leões.
IV. Os Estágios do Desenvolvimento Arte
É de extrema importância para os professores conhecer os estágios pelo qual a criança passa, durante o desenvolvimento de sua habilidade artística. É essencial ter este conhecimento, se quisermos guiá-las, fazendo o melhor uso das atividades artísticas no ensino da Bíblia. De nada adiante dizer: “Faça um desenho sobre a história hoje”, se a criança, no seu desenvolvimento, não estiver no estágio da representação, da figura. Temos a seguir uma descrição dos principais estágios.
Estágio da Manipulação. Este estágio se inicia nos primeiros contatos com quaisquer materiais artísticos. A criança experimenta a arte através da manipulação de gizes de cera, pintura, argila ou outros materiais. No início, esta manipulação é ao acaso. Faz rabiscos com o giz de cera apenas para testá-lo. Mais tarde, seus riscos são mais controlados e passam a ter um propósito. Desenha com um certo ritmo e tenta fazer diferentes riscos – contínuo, mais forte, circular e assim por diante.
Neste estágio, a criança sente-se feliz ao trabalhar. Desde que já tenha se acostumado à classe do jardim de infância, normalmente é muito social. Ri e conversa com os outros. Manipula a argila e risca as folhas dos colegas, sem ressentimentos quando fazem o mesmo com seus trabalhos.
Na primeira vez que usa um pincel, tende a utilizá-lo como se fosse um lápis, desenhando linhas, em vez de colorir áreas. Com o tempo, suas experimentações o levam a produzir áreas coloridas, por vezes contornadas por uma outra cor. Algumas crianças descobrem rapidamente os efeitos que se pode obter com os pincéis, como pontilhar e salpicar. Começam a repetir e praticar as diversas formas que já conseguiram desenhar.
Durante os primeiros estágios, seus trabalhos não têm um tema ou título, mas um dia, percebe um rosto no círculo que desenhou. Adiciona dois olhos e diz: “É um homem” ou “Sou eu”. As maiorias das formas desenhadas se parecem com quadrados, então, pode dizer: “É uma janela”. Às vezes, o título do trabalho se baseia mais no movimento do que na forma. A criança arrasta o giz de cera, fazendo um desenho em espiral diz: “Zoom, zoom”. É um avião girando no ar. Ou, encosta o pincel no papel ligeiramente, várias vezes, e diz que é um menino andando. Se não estivéssemos presente, poderíamos ficar curiosos para saber a relação entre o desenho e seu título.
Com materiais tridimensionais, o progresso é o mesmo. Por exemplo, com a argila, inicialmente, a criança apenas a esmaga entre seus dedos. Mais tarde, adquire maior controle dos seus movimentos, formando bolas e rolinhos. Com os blocos, a princípio, os empilha sem nenhuma ordem, para derrubá-los em seguida. Depois, aprende a colocar os blocos maiores na base, e faz outros tipos de arrumação ordenadamente.
Qualquer que seja o material, o estágio inicial será sempre o da manipulação, que se subdivide em três fases:
2.Manipulação controlada.
3.Manipulação planejada ou nomeada.
V. Sugestão
Como alguém que não vemos pode nos proteger? Talvez seus alunos tenham dificuldade com isso, ajude-os a entender como isso é possível ficando perto deles e fazendo-os fechar os olhos. Fique quieta por um momento. Depois, pergunte: “Eu ainda estava aqui quando seus olhos estavam fechados? Como você sabe disso?” Em seguida, explique: “É a mesma coisa com Deus. Mesmo que você não o veja, sabe em seu coração que Ele está aqui. Sabe que Ele nunca o abandona, porque a Bíblia diz que Ele está sempre com você o protegendo”.

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