terça-feira, 4 de janeiro de 2011

DINÂMICAS PARA AQUECER SUAS AULAS - PARTE II

Dinâmica de integração

Material: Um chaveiro ou outro objeto que faça barulho.

forme um círculo bem espaçoso e aberto com as cadeiras, com os assentos voltados para dentro, com tantas cadeiras quantos forem os participantes, menos uma.Você deverá estar no centro do círculo segurando um chaveiro.Você começa a andar e pega uma pessoa pela mão;de mãos dadas vocês continuam a andar e a pessoa que está com você deverá pegar uma outra pessoa sentada, e assim por diante,sempre dando as mãos e caminhando.
Quando quiser,deixe cair o chaveiro e todos devem correr para uma cadeira.Quem ficar de pé recomeça a brincadeira.
Para acrescentar suspense,finja deixar cair ou balance o chaveiro, fazendo barulho ou caminhe bem longe das cadeiras.Estipule uma "prenda" para quem soltar ou correr antes que o chaveiro realmente caia.
Encontre na Bíblia

Essa é uma brincadeira que você pode fazer quando terminar sua aula mais cedo e precisar manter o interesse dos alunos ainda em sala.Organize uma grande fileira de cadeiras. 
Escolha alguns versículos (é interessante que sejam versículos que tenham relação com a lição. Cada pessoa deve ter uma Bíblia e todos começam de pé ao final da fila de cadeiras. Começe a ler o versículo, e não pare de ler o texto até que alguém o encontre na sua Bíblia, e comece a ler junto. Essa pessoa que leu corretamente pula uma cadeira para frente e deverá sentar. Assim continua até a primeira pessoa chegar na primeira cadeira da fila, vencendo a brincadeira. Ou então divida em times e estabeleça que todas pessoas do time devem chegar à primeira cadeira (cuidado que a brincadeira pode se tornar comprida).
Tome cuidado se houverem visitantes. Essa é uma brincadeira chata para quem não conhece a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com