sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DEUS ME PERDOA - LIÇÃO 08 JARDIM DA INFÂNCIA

                                                                            Leitura Bíblica Lucas 7.36-48



















I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus nos perdoa quando nos arrependemos.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “PERDÃO”. Durante o decorrer da aula diga: “Deus perdoa você”.

II. Saiba Mais 
Somos perdoados
Todos nós já vimos e usamos calculadoras eletrônicas portáteis. O que acontece quando você comete um erro? Você aperta o botão de apagar, e a informação errada some na calculadora. Depois, você  começa de novo e não tem de se importar com seu erro anterior. Na verdade não existe nenhum registro de seu erro — apagou-se para sempre!

É isso que acontece com nossos pecados quando Deus nos perdoa! As conseqüências podem permanecer, mas culpa — a condenação legal pela ofensa — , essa foi-se. Essa é uma das grandes bênçãos da salvação. Somos total e completamente perdoados. 

Deus é capaz de esquecer os nosso passado embora não entendamos como ele consegue fazer isso. Deus lança nossos pecados nas profundezas do mar e coloca um aviso de “proibido pescar” na praia. 
Em Colossenses 2.14, Paulo apresenta o que talvez seja a melhor ilustração de como Deus remove nossos pecados para sempre com seu comentário sobre “ a cédula que era contra nós”. Nos tempos antigos, os criminosos eram presos e punha-se na porta da cela uma cédula com a lista de todos os crimes que cometeu. Quando eram soltos, após cumprir a pena prescrita, recebiam  a cédula com  a lista de crimes com a frase “Totalmente pago” estampada nela.

Cristo pregou na cruz a cédula de débitos de cada um de nós. Ele pagou por todos os nossos pecados na cruz. O sacrifício de Jesus pagou totalmente nossos pecados. Jesus pronunciou as palavras “está consumado”, outra tradução para as palavras gregas “totalmente pago”, quando completou sua obra a cruz. Estamos totalmente perdoados!

RHODES. Rom. O Cristianismo Segundo a Bíblia: A Religião Cultural e a Verdade Bíblica . Rio de Janeiro, CPAD, 2007.

III. Sugestão 

Reúna as crianças em círculo. Mostre os visuais da lição e faça um pequeno comentário sobre os mesmos. Ressalte que Deus nos ama e nos perdoa. Depois, para aplicar o ensino, faça algumas perguntas relacionadas ao tema da lição — perdão. Sugestões de perguntas que podem ser elaboradas: Você já disse coisas que deixaram sua mãe ou seu pai tristes? Quando dizemos coisas ruins sobre alguém, devemos pedir perdão a essas pessoas. Quando as pessoas dizem coisas ruins sobre nós, devemos perdoá-las. Você já pediu para Jesus perdoar você pelas coisas ruins que tenha feito? Então, vamos fazer isso agora. Ore com as crianças pedindo perdão ao Papai do Céu.

Sugestão do Blog:

Que tal preparar uns saquinhos de balas para distribuir aos alunos ao final da aula com o cartão abaixo:


Um comentário:

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com