quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SENTIR FOME NÃO ERA O MEU SONHO - LIÇÃO 09 JUNIORES



Texto Bíblico: Gênesis 41.46-57; 42.1-5


SAIBA MAIS...
“Os dois sonhos de Faraó, no mínimo perturbadores, proporcionam uma oportunidade para a libertação de José. Como no caso dos sonhos do copeiro-mor e do padeiro-mor (40.8), José rapidamente nega ter um dom inato para a interpretação de sonhos (41.16).

Após interpretá-los, José aconselha Faraó a nomear alguém para a supervisão do armazenamento de víveres e sua posterior distribuição. Um homem prevenido vale por dois. Faraó escolhe José para esse serviço (v.41).

Até aqui, seguimos a sua vida desde os dezessete anos (37.2) até seus trinta anos de idade (41.46). Após um início estimulante, vimos José mergulhar num pesadelo que duraria treze anos. Uma luz, contudo, começava a surgir. Seus treze anos de perplexidade foram apenas a metade do que seu bisavô tivera de suportar. Aos setenta e cinco anos de idade, Abraão recebera de Deus a promessa de um filho, mas somente ao completar cem anos ele pôde ter nos braços o filho da promessa.

Seu fértil e exogâmico matrimônio com a egípcia Asenate nos faz perceber que a sorte de José está a ponto de melhorar (v.45). Desse casamento nascem dois filhos, a quem ele chama Manasses e Efraim (vv.51,52). O nome do primeiro filho evoca o fato de que Deus o está ajudando a esquecer as mágoas do passado. Hoje em dia, algumas pessoas chamam isso de ‘curar lembranças’ ou, nas palavras de Filipenses 3.13: ‘esquecer das coisas que atrás ficam’. O nome do segundo filho lembra que Deus faz de José um servo útil mesmo em uma terra de sofrimentos, incertezas e decepções. O esquecimento das agruras passadas e um vida produtiva estão entre as mais seletas bênçãos divinas sobre aqueles que enfrentam vicissitudes semelhantes às de José.” (Manual do Pentateuco, CPAD, p.140-141).



Sugestões para sua aula:


A captação é de extrema importância para sua aula pois ela irá prender a atenção dos alunos durante o restante da aula  e promove a participação direta dos alunos.Para esta aula sugiro a dinâmica versículo embaralhado,prepare com antecedência, cada aluno-ou duplas, irá receber um envelope contendo cartões com trechos do versículo( modelo abaixo para download)  Coloque no quadro o versículo ilustrado (você pode baixar nossa sugestão acima) e deixe que os alunos leiam por cerca de 2 minutos.Retire o cartaz do quadro e peça que abram o envelope e coloquem o versículo em ordem.Vence aquele que conseguir ordenar mais rápido.




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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com