quarta-feira, 16 de março de 2011

UM ENCONTRO EMOCIONANTE - LIÇÃO 12 PRIMÁRIOS



Texto Bíblico: Gênesis 32.1-32; 33.1-20

Crescendo na graça e no conhecimento

“Da última vez que Jacó tinha visto Esaú, este estava pronto para matá-lo, pois Jacó lhe roubara a bênção familiar (25.29 — 27.42). Furioso, Esaú decidiu matar o irmão assim que seu pai, Isaque, morresse (27.41). Por temer este encontro, Jacó enviou um mensageiro adiante com presentes. Sua intenção era comprar a proteção de Esaú.

É um alívio ver a mudança no coração de Esaú quando os dois irmãos se reencontram. A amargura pela perda do direito à primogenitura e à bênção (27.36-41) parece ter desaparecido e Esaú está satisfeito com o que possui. Jacó até exclamou que era bom ver seu irmão, obviamente contente com ele (33.10). A vida pode trazer-nos alguns momentos ruins. Podemos nos sentir enganados, como Esaú, mas não temos de permanecer ressentidos. A amargura pode sair da nossa vida ao expressarmos os nossos sentimentos honestamente a Deus, perdoando os que nos causaram mal e estando satisfeitos com o que temos.” 
(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD. p.56-57).

ATIVIDADE

Reserve um momento da aula, de preferência o início, para conversar com as crianças a respeito do seu dia-a-dia em casa. Que horas acordam? O que fazem pela manhã? O que fazem à tarde? Se os pais trabalham? A que horas chegam do trabalho? Se costumam jantar juntos? Se oram juntos? A que horas vão dormir? Essas informações revelarão um pouco a respeito da relação familiar de seus alunos e são importantes para você identificar possíveis problemas.

Convide os pais para participarem da festa de encerramento do trimestre.



Sugestões:



Ideia para caixa sugerida na dinâmica que está na revista do professor.


Boa Aula!

Um comentário:

  1. bom ,Meu nome e Pilar, eu sou professora dos Primarios ... moro em Suriname congrego na Assembleia de Deus ...bom acho muito legal esse site . assim posso ver como sao feito os trabalho .... fiquem na paz de Deus... abracos .. E tenho uma pergunta.. quando nao acho o material que esta aqui oque faco ???

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com