sexta-feira, 1 de abril de 2011

EU CONSEGUI! - LIÇÃO 01 JUNIORES 2º TRIMESTRE 2011


Clique na imagem para baixar em tamanho maior.

Texto Bíblico: Josué 14.1-14


CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“Josué e o sacerdote Eleazar voltaram-se para a tarefa de delimitar os territórios designados às demais tribos (Js 14.1-5). Primeiro vieram os líderes de Judá, representados pelo ancião Calebe. Josué foi lembrado das promessas que Moisés fizera a Calebe de que este receberia uma parte da terra em que havia estado como espia do povo. Isto, informou Calebe, havia acontecido quarenta e cinco anos antes, quando ele estava com quarenta anos. A missão de espionar a terra tinha se dado no segundo ano após o êxodo (1445 a.C.); logo, o lembrete de Calebe a Josué deve ser datado por volta de 1399, ou seja, sete anos após o início da conquista.  Quando os espias retornaram, Calebe e Josué encorajaram o povo de Israel a entrar em Canaã, não obstante a presença dos enaquins nas regiões montanhosas do sul. Agora, Calebe usava a mesma força contra os mesmos gigantes, e foram-lhe dadas a cidade de Hebrom e outras cidades dos enaquins nas regiões montanhosas do sul. Agora, Calebe usava a mesma força contra os mesmos gigantes, e foram-lhe dadas a cidade de Hebrom deve ter sucedido essa requisição (Js 11.21,22; 15.13-19; Jz 1.9-15).” (História de Israel no Antigo Testamento. CPAD. p.133)

ATIVIDADES

O pastor César Moises Carvalho no livro O Marketing para Escola Dominicalapresenta algumas sugestões de como transformar as necessidades em oportunidades para atrair, conquistar e manter alunos na EBD.

1.    Os alunos são o mais importante e devem ser servidos por toda a equipe envolvida na EDB.
2.    Comunique o conteúdo, tendo em mente as necessidades e o interesse dos alunos.
3.    Faça aplicações relacionadas às necessidades dos alunos.
4.    Procure identificar o que está desvirtuando a atenção do aluno durante o processo de atração pela aula.
5.    Descubra as necessidades do aluno, concentre-se nela, preveja-a, sinta e supra esta necessidade.

Que o Senhor lhe conceda um trimestre abençoado!



Incentive os alunos a responderem os exercícios da lição.Faça a correção dos mesmos em sala para dar um incentivo a mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com