sábado, 30 de abril de 2011

FALANDO DO AMOR DE DEUS - LIÇÃO 05 JARDIM DA INFÂNCIA



Leitura Bíblica Atos 10.23-27

I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que devemos evangelizar.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “FALAR”. Durante o decorrer da aula diga: “Precisamos falar do amor do Papai do céu para todas as pessoas.”

II. Saiba Mais 

Jesus disse aos seus discípulos que contassem ao mundo que Ele pagou o preço pelos pecados de todos, e aqueles que crerem nEle serão perdoados e viverão eternamente com Deus. Atualmente, em todas as partes do mundo, há cristãos anunciando as Boas Novas a pessoas que nunca ouviram falar de Cristo. O poder que motiva os missionários a irem a todas as partes do mundo e coloca a Igreja de Cristo em movimento é a fé fundamentada na ressurreição de Jesus.

Alguma vez você já sentiu que não possuía a habilidade ou a determinação necessária para ser uma testemunha de Cristo? É necessário entender que Jesus ressuscitou e vive hoje em você. À medida que seu relacionamento com Cristo se aprofunda, Ele lhe dá as oportunidades e o poder necessário para transmitir o evangelho. 

Extraído da: Bíblia de Aplicação Pessoal, CPAD.

III. Conversando com a professora 

A educação cristã é um processo cooperativo, uma aventura que envolve o humano e o divino. Os professores comunicam e exemplificam a verdade; o Espírito Santo procura dar direção, poder, iluminação e discernimento aos professores.

Os professores têm de depender do Espírito Santo para que Ele atue por meio deles, usá-los para alcançar seus alunos com a verdade, e o Espírito Santo deseja encher e controlar os instrumentos humanos. Ao expor a verdade, os professores devem ajudar os alunos a ver como a verdade pode ser aplicada em suas vidas, e o Espírito Santo busca motivar e capacitar os alunos a se apropriar da verdade.

IV. Sugestão 

Para reforçar o ensino da lição sugerimos que seja preparado um Livro sem Palavras. 
 Pergunte aos alunos se eles já viram algum livro que não tinha palavras. Depois, pergunte se eles já ouviram falar no Livro sem Palavras? Então, convide-os a elaborar um. É muito fácil fazê-lo. Basta você ter folhas de cartolina do tamanho de um livro pequeno em algumas cores básicas. Vejamos:

Folha dourada: Representa o céu. Um lugar especial feito por Deus para todo aquele que aceita Jesus no coração.

Folha preta: Representa a escuridão, as trevas, o pecado, que deixa o coração sujo.

Folha vermelha: Representa o sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário por nós.

Folha branca: Representa a paz que só o coração limpo de todo o peado sente.

Folha verde: Representa a nova vida em Cristo. Uma semente que vai brotar e tornar-se uma árvore com muitos frutos.

Faça o livro e conte a história. Se for possível, faça um livro para cada aluno. Se não, confeccione um para a turma. Sendo assim, cada semana um leva o livro para casa, a fim de evangelizar um colega ou familiar.

Extraído de Estudando a Bíblia Juniores Mestre 1/2, CPAD.



MATERIAL DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD ( versículo da lição+palavra chave + atividade + cartão para confeccionar como lembrancinha)


Sugerimos que o professor confeccione o cartão em cartolina e cole em um pirulito para entregar a cada aluno ao final da aula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com