sexta-feira, 22 de abril de 2011

MAS, LOGO EU? - LIÇÃO 04 JUNIORES


ATIVIDADE

Aproveitando que o assunto do trimestre é sobre os líderes de Israel que se destacaram, organize uma gincana para este trimestre. Informe aos alunos que, assim como esses líderes realizavam missões difíceis, eles também receberão tarefas para serem executadas a cada domingo.

Em primeiro lugar, a gincana deve ter um objetivo específico:

Arrecadar fundos ou material para a Escola Dominical ou contribuir para o Departamento de Missões ou de Assistência Social ou auxiliar os ensinos do trimestre.

Em segundo lugar, alguns princípios devem nortear sua gincana:

1.    A coletividade e a solidariedade são fundamentais. Uma gincana requer trabalho de equipe, de grupo. Por isso, é fundamental que todos se integrem e participem ativamente. Solidariedade pressupõe auxílio mútuo, cooperação, companheirismo, troca, irmandade.

2.    Um espírito diferente. Quando for organizado o conjunto das “tarefas”, esclareça aos alunos quais são as atitudes que serão cultivadas. Ressignifique o pensamento que temos sobre gincanas como momentos de competição entre equipes, ganhadores e perdedores, pontuações, prêmios, vaias. Cultive o espírito de cooperação, colaboração, auxílio mútuo etc.

3.    Envolva o maior número possível de pessoas. A ação coletiva e solidária de uma comunidade (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos) em torno de uma busca comum, que será o objetivo traçado por você. Na verdade, o que torna uma gincana interessante, dinâmica e envolvente é justamente essa participação de uma grande quantidade de pessoas.

Sugestão para este domingo:

1. Divisão das equipes. Monte equipes de 8 a 10 alunos ou conforme a quantidade de crianças de sua turma.

2. Escolha do líder e do nome da equipe. Critério: algo ligado ao espírito da gincana (união, solidariedade, cooperação, respeito, fraternidade, amizade...) ou ao tema do trimestre ou ao nome de algum líder etc.

Que Deus o abençoe com uma semana maravilhosa em Sua presença!


Disponível para download ( Cartaz com versículo + marca página + atividade)














2 comentários:

  1. olá,qdo tento fazer o download, diz que a pasta está vazia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por nos informar o problema.Estaremos verificando as pastas.Tente novamente o download mais tarde tente abrir a pasta com o visualizador de imagens da microsoft.Caso o problema persista favor entrar em contato novamente conosco.
    Atenciosamente

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com