sexta-feira, 15 de julho de 2011

O AMIGO DE DEUS CONFIA EM SUAS PROMESSAS - LIÇÃO 03 JARDIM DA INFÂNCIA

Versículo do Dia:
Palavra-Chave:



Texto Bíblico: Lucas 1.5-25 

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a adorar a Deus em qualquer situação. 

•    A Palavra deste domingo é “Acreditar”. No decorrer da aula diga: “O amigo de Deus confia em suas promessas”.

•    Com clareza ensine que devemos confiar nas promessas de Deus.

II Saiba Mais 

O uso da linguagem oral é uma das principais características da criança do jardim. Antes utilizava linguagem pelo prazer de dizer as palavras. Agora, a linguagem torna-se uma ferramenta. A diversão com as palavras continua. São capazes de utilizar a linguagem para fins sociais, pedindo informações, decidindo suas disputas, planejando em conjunto, inventando histórias e realizando outros propósitos. Apesar de estar muito interessada em novas palavras, com frequência as utiliza erroneamente por não entender o seu significado. 

Extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância, editado pela CPAD

III - Conversando com o professor

O cronômetro perfeito de Deus
Em sociedades como o Israel antigo, nas quais o valor de uma mulher era largamente medido por sua habilidade de dar à luz filhos, um casal idoso sem prole geralmente enfrentava maldição pessoal e vergonha pública. Os anos em que Isabel permaneceu estéril foram tempos dolorosos e solitários; contudo, ela continuou fiel a Deus.

A vida provavelmente transcorreria numa rotina desgastada, até que Zacarias silenciosamente anunciou as boas novas. O que era um sonho desvanecido tornou-se realidade estimulante: Isabel daria à luz um filho. Ela sabia que Deus tinha lhe dado um dom que não se poderia esperar em sua idade.

As peças do quebra-cabeça do plano de Deus começaram a entrar em seus lugares. Numa outra cidade, a prima de Isabel, Maria, também ficou inesperadamente grávida. Maria logo foi visitar Isabel e as mulheres foram instantaneamente ligadas pelas dádivas singulares que Deus havia lhes dado. Saber a respeito de Maria deve ter feito Isabel maravilhar-se com a cronometragem de Deus. As coisas haviam funcionado melhor do que ela poderia ter planejado.

Em nossas próprias vidas, precisamos lembrar que Deus está no controle de cada situação. Acima de qualquer planejamento febril e esforços apressados da nossa parte, a cronometragem de Deus é perfeita.  Quando foi a última vez que você parou para reconhecer o tempo de Deus nos acontecimentos de sua própria vida? Vale a pena esperar pelo tempo de Deus. Extraído do livro 365

Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, editado pela CPAD.
    
IV – Sugestão

Você vai precisar de gravuras de bebês, papel cartão,tesoura e caneta hidrográfica.
Recorte alguns retângulos de papel cartão e cole as gravuras cartão, no verso escreva o versículo do dia. Depois recorte o papel cartão formando um “quebra- cabeça” bem simples. Depois distribua entre as crianças para brincarem e recordarem o versículo do dia.

Você também pode utilizar a gravura abaixo onde as crianças deverão colorir e depois recortar para confeccionar seu próprio quebra-cabeças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com