sexta-feira, 29 de julho de 2011

O ARREPENDIMENTO PRODUZ VIDA - LIÇÃO 05 PRÉ-ADOLESCENTES




Texto Bíblico: Mateus 4.17; Isaías 1.16-17; Ezequiel 33.18-19
O arrependimento expressa uma grande transformação no interior do homem, gerando nele remorso e tristeza pelo mal que praticou, levando-o a pedir perdão a Deus e implorando força para viver uma nova vida. Arrependimento e conversão constituem uma só experiência, porém exprimem dois lados dela (At 3.19). O arrependimento foi tema no inicio da pregação do cristianismo, João Batista, Jesus e os apóstolos pregaram sobre ele.

O arrependimento abre agora a porta para a manifestação da fé no coração do homem (Rm 10.9): “Arrependei-vos e credes no evangelho” (Mc 1.15). A fé não é algo que vem do homem, mas é operada por Jesus – autor e consumador da fé, pela Palavra de Deus (Rm 10.17) e pelo Espírito Santo. É indispensável que a fé germine no coração do homem, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). É necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele realmente existe (Hb 11.6). Deus embora invisível e desconhecido do homem torna-se real e presente quando a fé é implantada no coração do penitente.  A fé é a prova das coisas que se vêem (Hb 11.1).

Deus sempre perdoa o que confessam os seus pecados e os deixam (Pv 28.13; 1Jo 1.9). Pelo arrependimento, o homem desamarra-se dos seus pecados e dos laços do Diabo (2 Tm 2.25,26). A Bíblia diz: “Tu perdoaste a maldade do meu pecado” (Sl 32.5). Os pecados são apagados pelo arrependimento (At 3.19).

Boa idéia

Professor comente com seus alunos que arrependimento incompleto não traz o resultado desejado.  Desenhe uma tabela e preencha conforme o modelo.  Peça aos alunos para procurarem as referências e preencherem o que falta na tabela.
 

PersonagensReferênciasArrependimento incompleto
FaraóEx 10.16,17 
CaimGn 4.13,14 
EsaúHb 12.17 
JudasMt 27 3-5 

Texto adaptado do livro: Introdução à Teologia Sistemática de Eurico Bergstén, editado pela CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com