sexta-feira, 29 de julho de 2011

PAPAI DO CÉU ME DÁ INTELIGÊNCIA - LIÇÃO 05 MATERNAL



Palavra chave:
Versículo do dia:

Texto Bíblico: Daniel 1.1-21

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Deus nós da inteligência e sabedoria.

•    A Palavra deste domingo é “Aprender”. No decorrer da aula diga: “Papai do céu me dá inteligência”.

•    Ensine aos pequenos reconhecer que Deus nos dá inteligência.

II – Para refletir
Entregue-se completamente a Deus 
“Uma das principais qualidade de um excelente pincel de um artista deve ser sua total entrega ao pintor para que possa fazer o que quiser com ele. Um harpista gosta muito de tocar em uma determinada harpa porque a conhece, e o instrumento quase parece conhecê-lo. Assim, quando Deus coloca suas mãos nas cordas de nosso ser, e toda força em nós parece responder aos movimentos das mãos dEle, tornamo-nos um instrumento que Ele pode usar.

Não é fácil ficar nessa condição, estar sensível a ponto de receber a impressão que o Espírito deseja transmitir e ser influenciado por Ele. Se buscarmos a Deus diariamente, orando sem cessar, nos tornaremos um pincel na mão do Artista e uma harpa afinada para tocar a música do Mestre.

Quão sensível você é ao toque do Mestre? Você fica atento para ouvi-lo? 

Texto extraído do livro: O Melhor de Charles Spurgeon, editado pela CPAD

III – Regras prática para professores

As crianças do maternal são curiosas, têm muita imaginação e são crédulas. A alma da criança é como massa de modelagem: a forma que se der essa fica; o que for ensinado é aceito e crido sem discussão, o que não se dá com jovens e adultos, que tendo a faculdade da razão em pleno funcionamento, concordam ou discordam, conforme o seu censo de valores, julgamento e conhecimento. A visão é por demais ativa e a criança aprende mais pela visão do que por qualquer outro sentido. Há muita curiosidade. A imaginação é fértil. Nessa idade a criança não distingue entre o real e o imaginário. É tanto, que flores, animais e figuras falam como se fossem gente. Devido a essa forte imaginação, elas inventam histórias incríveis, sendo às vezes consideradas mentirosas. Seu período de atenção não vai além de 3 minutos. 

Texto adaptado do livro: Manual da Escola Dominical, editado pela CPAD

IV – Sugestão 

Você vai precisar de cartolina branca, caneta hidrográfica e lápis de cera
Reproduza na cartolina o desenho do lápis utilizado no cartaz da seção palavra-chave. Na parte de trás escreva o versículo do dia.

Distribua os lápis para as crianças colorirem e depois peça para elas repetirem o versículo.



V - Ideias do Blog:


Queridos professores os pequeninos do maternal precisam de diversas atividades durante a aula, já que seu nível de concentração por atividade é bastante pequeno.Vasculhando a net encontramos esta ideia fantástica de quebra-cabeça confeccionado com caixas grandes.Use toda sua criatividade e produza este material que com certeza irá encantar os pequeninos e ajudá-los na compreensão do mundo ao seu redor.
E porque não, também, utilizar este modelo de quebra-cabeça para fixar a palavra chave da lição ou versículo do dia.Vale a pena tentar.
Boa aula!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com