sábado, 17 de setembro de 2011

O CAMINHO PARA O CÉU - LIÇÃO 12 JUVENIS



Texto Bíblico: Mateus 7.13,14,21-23

O CÉU NAS ESCRITURAS

A palavra céu, ou céus, é usada nas Escrituras com inúmeros sentidos. No sentido mais geral, ela inclui tudo aquilo que é diferente da terra. Quando empregadas assim, as palavras terra e céu se excluem mutuamente; mas quando usadas juntas, as duas abrangem todo o universo de Deus (Gn 1.1). Com este sentido, o termo é frequentemente usado metaforicamente. Por exemplo, “de uma à outra extremidade dos céus” (Mt 24.31) e “desde uma extremidade do céu até à outra” (Dt 4.32).

Em um sentido mais limitado, a palavra é empregada para descrever a atmosfera que envolve a terra. Assim, lemos sobre o “orvalho do céu” (Dn 4.15), as “nuvens do céu” (Dn 7.13) e a “chuva vinda do céu” (Tg 5.18). [...] Novamente, com frequência a palavra inclui mais do que somente aquilo que está compreendido na atmosfera terrestre. É usada para abranger tudo o que é visível na expansão do universo acima do homem. Seria impossível definir limites específicos para a expansão visível do espaço que se estende até alturas desconhecidas; mas como tal, a palavra céu inclui o vasto campo no qual se encontram o sol, a lua, os planetas e as estrelas (Gn 1.16,17).
 
Do ponto de vista teológico, sem dúvida o uso mais importante da palavra céu é com referência ao campo invisível do qual o visível pode ser simplesmente o limite mais próximo do homem. Este é o céu que é mais bem descrito como a moradia de Deus. 

Texto extraído do “Dicionário Bíblico Wycliffe”, editado pela CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com