sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PAPAI DO CÉU RECEBE MINHA OFERTA - LIÇÃO 12 MATERNAL



Texto Bíblico: Marcos 12.41-44

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que o Papai do céu recebe a nossa oferta.

•    Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.

A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “Oferta”. No decorrer da aula, repita a frase: “Papai do céu recebe a minha oferta.


II – Para refletir

Afinal, por que devo eu contribuir, financeiramente, com a Obra de Deus? Que benefícios espirituais obterei com os meus dízimos e as ofertas? Em primeiro lugar, conscientize-se: as ofertas e os dízimos não lhe pertencem; a Deus pertencem. Não é Ele o dono da prata e do ouro? Então, daí a Deus o que é de Deus.

Quando depositamos nossos dízimos e ofertas na casa do tesouro, implicitamente estamos demonstrando que reconheçamos o senhorio de Deus sobre toda a terra, principalmente, sobre os nossos ganhos e haveres. Afinal, como salmodia o cantor sacro, “do Senhor é a terra e a sua plenitude”. Nada do que temos é realmente nosso; nem o nosso próprio  corpo nos pertence; é templo do Espírito Santo.


III – Regras prática para professores

Envolvimento  ativo, as crianças aprendem melhor fazendo – usando os cinco sentidos. Aprender requer o envolvimento ativo na lição. As envolvidas em fazer suas próprias descobertas experimentam maior retenção. A participação conduz a mudanças de atitude que, por sua vez, motivam os alunos a aplicar a Bíblia em sua vida.

Trecho extraído do livro: Manual do Ensino para o Educador Cristão.

IV – Sugestão
 
Você vai precisar de latinhas de refrigerante, cola colorida, tesoura, cola branca e sulfite.

Previamente encape todas as latinhas com o papel sulfite. Entregue as latinhas para as crianças e os tubos de cola colorida, peça a eles para enfeitarem a lata.

Comente que a latinha será uma latinha missionária. As crianças devem levá-la para casa e juntar moedinhas. Lembrando que Papai do céu recebe a nossa oferta.

Professor determine o tempo que as crianças devem permanecer com as latinhas em casa. Explique que a oferta para missões é essencial para o sustento dos missionários.

Decalque com giz de cera:

MATERIAIS:
Folha de atividade da viuvinha
Moedas (esta atividade deve ser supervisionada pelo fato das moedas serem perigosas para crianças nessa faixa etária)Nunca deixe as crianças sozinhas manipulando as moedas.
Giz de cera 
COMO FAZER DECALQUE:
Coloque o pedaço de papel em cima de algumas moedas. Esfregue o giz de cera para frente e para trás para marcar as texturas das moedas.
Dica: Use essa técnica para experimentar outras texturas. Use papel e giz de cera fazer o decalque de vários tipos de superfícies em outras atividades.




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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com