sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A ÁGUA QUE VIROU VINHO - LIÇÃO 03 JARDIM DA INFÂNCIA



Texto Bíblico: João 2.1-11

I De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Jesus realiza milagres.

•     A palavra-chave deste domingo é “Confiar”. No decorrer da aula diga: “Devemos confiar em Jesus”.

•     Ensine aos pequenos a confiarem em Jesus.

II Saiba Mais

Os professores precisam se colocar no lugar dos seus alunos e tentar sentir o que eles sentem, pensar como eles pensam e vivenciar o que eles vivenciam. Deixar de lado o fato de já conhecerem a lição, sempre lembrando de que os alunos não conhecem. Não podem permanecer em seu próprio mundo, tentando lhes falar através de um grande abismo, como se eles estivessem distantes. Tentem tocar o mundo em que eles vivem. O processo de ensino se tornará uma grande aventura. 

Texto adaptado do livro: Educação que é Cristã, CPAD.

III Conversando com o professor

“Um exemplo de fé foi achado na parede de um campo de concentração. Nela, um prisioneiro havia entalhado as seguintes palavras:
Acredito no sol, mesmo se ele não brilhar.
Acredito no amor, mesmo quando ele não é demonstrado.
Acredito em Deus, mesmo quando Ele não fala.
Tento imaginar a pessoa que gravou ali estas palavras. Tento visualizar sua mão esquálida segurando o caco de vidro ou de pedra que riscou a parede. Tento imaginar seus olhos apertados, numa tentativa de enxergar através da escuridão, enquanto ela entalhava cada letra. Que mão poderia ter talhado tal convicção? Que olhos poderiam ter visto o bem em meio a tal horror?
Existe apenas uma resposta: Olhos que escolheram ver o invisível”.
 
Caro professor enxergue a mão do Senhor estendida sobre a sua vida e de seus alunos.

Creia, confie e acredite nEle.

Texto Adaptado do livro: Graça para o Momento, CPAD.

IV Sugestão

Você vai precisar de uma jarra de suco transparente, suco em pó de uva, água, copos descartáveis e açúcar.
Apresente a jarra com água para as crianças e pergunte que líquido é esse. Comente que Jesus, utilizou uma água igual a que está na jarra para transformar em vinho. Coloque o pó dentro da jarra e mexa. Peça para as crianças comentarem como ficou a água. 
Explique que você colocou suco em pó, mas Jesus não, Ele apenas deu ordem e a água se transformou em vinho.
A nossa água virou suco de uva. Adoce o suco e ofereça as crianças.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com